no

Dicas de segurança no Wi-Fi: proteja-se na rede

Dicas de segurança no Wi-Fi: proteja-se na rede

Dicas de segurança são essenciais para te proteger na rede mundial de computadores, bem como em equipamentos próprios. Confira informações relevantes!

Uma rede sem fio é um sistema de comunicação que permite aos usuários compartilhar recursos como arquivos, impressoras e conexões de internet. Qualquer pessoa com um computador, smartphone ou tablet pode aderir à rede sem autorização adicional. No entanto, a presença online de uma pessoa pode ser facilmente rastreada usando seus dados. Isso ocorre porque cada conexão tem seu próprio conjunto de dados que podem ser usados ​​para identificar o usuário.

Entrar em uma rede sem proteção suficiente a torna vulnerável ao acesso de outros usuários sem autorização. No entanto, usar um programa sniffer facilita a detecção se alguém está usando seu Wi-Fi sem o seu conhecimento. O monitoramento da atividade online de um indivíduo torna mais fácil. Isso para qualquer pessoa com acesso a um computador e conexão à Internet realizar vários crimes cibernéticos contra esse indivíduo.

Essas dicas de segurança a seguir podem te ajudar a se proteger na rede.

Dicas de segurança: cuidados são bem-vindos

Dicas de segurança são, a princípio, essenciais. Sobretudo em plena Era Digital.

A presença online de uma pessoa pode ser facilmente rastreada usando seus dados. Isso ocorre porque cada conexão possui seu próprio conjunto de dados que podem ser usados ​​para identificar o usuário. Por exemplo, se alguém usa seu Wi-Fi em casa ou no trabalho, a conexão pode ser rastreada analisando os dados enviados e recebidos por aquele dispositivo.

Da mesma forma, assim, se alguém usar seu Wi-Fi em um aeroporto ou café, a equipe de segurança poderá detectar isso e restringir o acesso do usuário.

Além de identificar usuários, a equipe de segurança também pode monitorar as atividades online de um indivíduo. Por exemplo, se alguém estiver usando seu Wi-Fi em casa ou no trabalho, a equipe de segurança pode usar uma ferramenta chamada packet sniffing para analisar os dados enviados e recebidos por aquele dispositivo.

Isso permite que eles identifiquem qualquer site que um indivíduo visitou e se ele estava enviando informações pessoais para esses sites.

Uma valiosa dica de segurança: se você está detectando se alguém está usando seu Wi-FI ou monitorando a atividade de um indivíduo, há uma coisa que você precisa: um programa sniffer. Um sniffer detecta quando outros dispositivos estão acessando sua rede e registra essas informações para você.

Existem muitas opções gratuitas disponíveis em computadores, smartphones e tablets; cada um tem seu próprio conjunto de recursos e acessibilidade, dependendo do sistema operacional usado naquele dispositivo. Para executar um ataque man-in-the-middle na conexão de alguém, ele só precisa de acesso a um computador e conexão com a Internet; tudo o que ele precisa é de seu laptop!

Tem alguém usando seu Wi-Fi?

Confira uma das dicas de segurança.

Muita gente não sabe, mas é possível descobrir quem está usando o seu Wi-Fi. Para fazer isso, basta usar o software Wireless Network Watcher. O programa, disponível para Windows 10 e versões anteriores, lista e detalha todos os dispositivos conectados à sua rede. Quer saber mais? Então, leia abaixo.

Ao digitalizar a Internet à qual o computador está conectado, ele pode encontrar informações como endereço IP, data e hora da conexão e assim por diante. Além do mais, ele pode até descobrir a marca do dispositivo de todos os dispositivos que encontrar. Continue a aprender como usar o Wireless Network Watcher para descobrir quem está usando seu Wi-FI.

Essa são dicas de segurança relevantes.