no , , , , ,

Desvendando a polêmica do fim do 13º para aposentados e pensionistas: o que você precisa saber!

Fim do 13º para Aposentados: Verdade ou Boato?
Fim do 13º para Aposentados: Verdade ou Boato?

No mês passado, abriram-se discussões e confusões em torno do fim do décimo terceiro para aposentados e pensionistas. Boatos corriam de que o benefício chegaria ao fim. No entanto, essa afirmação, na realidade não é bem assim e, por isso, vamos esclarecer os fatos sobre essa questão.

Nossa fonte, Notícias Concursos, jogou luz sobre o tema ao afirmar que, de fato, o pagamento do décimo terceiro chegou ao fim em 2023. Porém, tudo isso tem sua explicação que remonta ao ano de 2020, no início da pandemia do coronavírus. O Governo, em uma decisão de amenizar o impacto econômico, resolveu adiantar o pagamento das parcelas do décimo terceiro para o primeiro semestre para aqueles que são beneficiários do INSS.

O que muda para o beneficiário do INSS?

Anteriormente, o pagamento era realizado no segundo semestre, mas após a pandemia, começou a ser adiantado para o primeiro semestre. Isso significa que as parcelas, que passaram a ser pagas em maio, foram finalizadas em julho. Assim, em 2023, o décimo terceiro dos beneficiários do INSS foi encerrado. Entretanto, é importante ressaltar que em 2024, os pagamentos retornam à sua rotina normal.

E os trabalhadores com carteira assinada, como ficam?

Os trabalhadores com vínculo empregatício formal, por outro lado, continuam a receber o benefício no final do ano. Portanto, quando surgirem notícias sobre a liberação do décimo terceiro, é a essa classe de trabalhadores que se referem.

Quais são as próximas datas de pagamento do INSS?

Para quem depende dos pagamentos do INSS, já foram divulgadas as datas para os pagamentos de agosto. Os pagamentos são divididos em dois grupos: inicia-se, primeiramente, o pagamento para aqueles que recebem até um salário mínimo e, após uma semana, começa o repasse para aqueles que recebem mais do que isso. Finalmente, todos terminam de receber no mesmo dia, de acordo com o número final do cartão, que varia de 0 a 9.