no ,

Deputados americanos pedem a Biden extradição de Bolsonaro

Deputados americanos pedem extradicao de Bolsonaro
Deputados americanos pedem extradicao de Bolsonaro

Parece que as férias na Disney do ex presidente Bolsonaro estão com os dias contados. Cerca de 46 deputados do congresso estadunidense entraram nesta quinta-feira, 12, com um pedido de extradição de Bolsonaro ao Brasil.

Existem muitos indícios de que Bolsonaro tenha algum tipo de envolvimento nos atos de tentativa de golpe de estado ocorridos em Brasília no último domingo, dia 08.

Aliás, a minuta do golpe, documento encontrado pela PF na casa de Andeson Torres, aliado e ministro da justiça de Bolsonaro, só ajudou a reforça esses indícios.

A minuta, determinava uma intervenção no Superior Tribunal Eleitoral (STE), com o objetivo dar um golpe de estado, anulando o pleito eleitoral de 2022.

Pois bem, diante desse contexto, os deputados pediram presidente dos Estados Unidos que colabore com a investigação do Brasil sobre as manifestações em Brasília.

E de acordo com os deputados, uma das formas de ajudar e revogando os vistos norte-americanos concedidos ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

A saber, na carta enviada pelos parlamentares eles alegam que o governo americano não deve permitir que “Bolsonaro ou qualquer outro ex-funcionário brasileiro” se refugie nos Estados Unidos para fugir da justiça e dessa forma não responder pelos crimes que possam ter cometido durante o mandato.

Os deputados norte-americanos, como, Gregory Meeks, Joaquin Castro, Ruben Gallego, Chuy Garcia e Susan Wild, entre outros assinaram a cartão.

Extradição de Bolsonaro

Bolsonaro viajou para os Estados Unidos no dia 30 de janeiro, ou seja, 2 dias antes do fim do seu mandato.

Logo após a invasão aos prédios dos três poderes os deputados estadunidenses começaram a defender publicamente a extradição do ex capitão.

De acordo com os argumentos utilizados pelos parlamentares, Bolsonaro seria um dos responsáveis direto sobre a invasão.

Segundo a deputada Alexandra, a invasão promovida por apoiadores do ex capitão, foi inspirada pela invasão do Capitólio americano. há dois anos atrás.

A deputa também destaca que neste momento, é preciso ter solidariedade ao “governo democraticamente eleito de Lula.”

Aqui no Brasil a extradição de Bolsonaro também foi solicitada, no caso pelo Renan Calheiros (MDB-AL).

No pedido de Renan, ele solicita que a extradição seja feita em prazo máximo de 72 horas.

Contudo, segundo o ministro Flávio Dino, isso não seria possível, visto que Bolsonaro, ainda, “não responde a processo criminal”.

Entretanto, ainda segundo Dino, caso o governo dos Estados Unidos não tenha interesse na permanência de determinado cidadão em seu território, ele pode ser extraditado.

Visto tipo A1

A saber, uma das situações que podem levar a extradição de Bolsonaro citadas na carta dos deputados é o cancelamento do seu visto.

Isso porque, Bolsonaro entrou nos Estados Unidos com um visto tipo A1, que é exclusivo de políticos e diplomatas em missão oficial.

Dessa forma, como Bolsonaro entrou no país dia 30, quando ainda era presidente e no dia 1º de janeiro já não era mais, esse seu visto então está irregular.

Em seguida, é solicitado na carta que o governo “reavalie o status” de Bolsonaro no país, assim como “qualquer tipo de visto diplomático que ele possa ter.”

Parece o tempo de sombra e agua fresca de Bolsanaro está se acabando. Tic-Tac, Tic-Tac, Tic-Tac.

Para mais notícias sobre Bolsonaro, clique aqui.