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Deputado Carlos Lula luta por melhorias no INSS para acelerar atendimento no Maranhão

Carlos Lula visa velocidade no atendimento do INSS no Maranhão
Carlos Lula visa velocidade no atendimento do INSS no Maranhão

O deputado estadual Carlos Lula (PSB) tem como objetivo fortalecer as políticas públicas na área da Previdência Social no Maranhão. Nesta última terça-feira (8), realizou uma visita institucional à Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na capital, São Luís. Para o parlamentar, essa iniciativa é fundamental a fim de entender as demandas dos servidores e também buscar soluções para a enorme fila de espera para atendimento no órgão.

A reunião foi marcada pelo compromisso do deputado em atuar junto ao Governo Federal para diminuir o tempo de espera dos cidadãos maranhenses para terem acesso aos benefícios do INSS. Além disso, a visita também serviu para o parlamentar conhecer de perto o trabalho realizado na gerência executiva e dialogar sobre propostas de melhorias para o atendimento previdenciário no estado.

E quais foram os principais pontos da visita de Carlos Lula ao INSS em São Luís?

Recebido pelo novo gerente executivo, Akiciano da Costa Vale, Carlos Lula discutiu questões importantes, como a nova Medida Provisória criada pelo Governo Federal para acelerar o atendimento no INSS. “Sabemos que o Maranhão tem uma fila muito grande e é objetivo do Governo Federal reduzir essa fila. Ficamos muito felizes com a resposta do gerente executivo em São Luís, que pontuou que um dos objetivos é zerar, por exemplo, a fila de seguro-defeso do Maranhão até o mês de novembro. De modo que vamos somar esforços para ajudar o INSS na realização desses mutirões e dar resolução a esse problema”, afirmou o deputado.

Qual a nova diretriz para o atendimento no INSS?

Durante a reunião, também foi discutida a potencial destinação de emendas parlamentares para a reestruturação das agências do INSS no Maranhão. As cidades de Cururupu, Pinheiro e Coroatá têm unidades do INSS fechadas por necessidade de obras estruturais, um cenário que reitera a importância desta discussão.

Para o gerente executivo do INSS, Akiciano da Costa Vale, essas ações para a melhoria do atendimento passam por novas estratégias. “Com a nova Medida Provisória nossa meta é voltar, até o mês de novembro, com a média normal de tempo de espera por atendimento que é de 45 dias, que é o recomendado pelo Ministério Público Federal. Atualmente, devido ao baixo número de servidores, a média pode chegar até a 160 dias de espera, o que só faz com que a fila cresça”.

Como a Medida Provisória pode ajudar a resolver o problema da fila no INSS?

Trata-se do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), criado pela Medida Provisória 1181/2023. O programa tem como objetivo reduzir o tempo de análise de processos administrativos relacionados aos benefícios do INSS, possui duração de nove meses e pode ser prorrogado por mais três. Os servidores serão incentivados com bônus de produtividade para realizar as análises além da capacidade operacional regular. Até junho de 2023, o INSS tinha 1,8 milhão de requerimentos para serem analisados, dos quais 64% superavam o tempo legal de atendimento de até 45 dias. Dessa forma, a iniciativa evidencia a preocupação em acelerar este processo e garantir os direitos previdenciários da população.

Portanto, a visita do deputado Carlos Lula ao INSS em São Luís mostra um passo importante para enfrentar os desafios previdenciários no Maranhão, marcados sobretudo pelo excesso da fila de atendimento. A participação proativa do legislativo neste cenário tende a fomentar ações ainda mais eficazes em benefício da população.