no , ,

Demissão Sem Justa Causa Está Com os Dias Contados?

Demissão Sem Justa Causa Está Com os Dias Contados?
Demissão Sem Justa Causa Está Com os Dias Contados?

Recentemente, várias informações sobre as mudanças na demissão sem justa causa começaram a ser publicadas e se espalharam rapidamente pelas plataformas digitais. Com base nessas informações, o Supremo Tribunal Federal (STF) pode proibir tais demissões no Brasil.

Conforme consta nas fontes dispersas, as informações tratariam do julgamento do STF a respeito de uma convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Com isso, muitos trabalhadores começaram a questionar se as mudanças realmente acontecerão e até que ponto as notícias são verdadeiras.

Mudanças na demissão sem justa causa

Por enquanto, nada vai mudar. Informações divulgadas em plataformas digitais a respeito da proibição da demissão sem justa causa são fake news. O julgamento em andamento do STF nada tem a ver com essa questão, a não ser o tema geral. Essa é uma forma de demissão plenamente garantida na Constituição Federal brasileira.

Ainda assim, o Supremo Tribunal Federal está tomando uma decisão, mas é relativa à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 1.625, referente ao ano de 1997. A ADI questionou a atitude do então presidente Fernando Henrique Cardoso no ano em que retirou o Brasil dos tratados internacionais. O acordo foi assinado em 1995, após votação no Congresso Nacional.

FHC chegou a cancelar a participação do Brasil no tratado sem autorização. Diante dessas informações, o STF julgará se essa atitude de Fernando Henrique é constitucional, uma vez que o legislativo aprovou sua assinatura.

Agora, a respeito da OIT, se trata de uma organização determinante sobre as empresas fornecerem aos seus funcionários alguns motivos ou justificativas mesmo para demitir sem justa causa. A divisão das justificativas pode ocorrer em três categorias, sendo elas econômicas, técnicas ou de desempenho.

A primeira acontece quando a empresa precisa cortar despesas; a segunda, devido à automatização dos processos da empresa; e a última, quando o desempenho de um funcionário é considerado pela empresa abaixo do esperado.

Existe uma lei que protege os brasileiros da demissão arbitrária sem justa causa. Com isso, vem a provisão para o pagamento de danos. Portanto, o Supremo Tribunal Federal não pode de forma alguma proibir a demissão sem justa causa. Desse modo, as notícias que circulam nas redes sociais são falsas. É importante que os internautas entendam essas informações.

Julgamento parado há 25 anos

O julgamento da operação de FHC, paralisada há 25 anos, ressurgiu agora no início de 2023 devido a mudanças nos sistemas internos do STF. O tribunal tem 90 dias para responder aos pedidos de parecer dos ministros. Findo este prazo, terá expedição um processo para permitir o prosseguimento do julgamento.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) se trata de um conjunto de leis e normas que regulam as relações entre empregadores e trabalhadores. A legislação surgiu para garantir os direitos e proteções dos trabalhadores.

A Constituição Federal de 1988 é a base da legislação trabalhista. Com ela, os trabalhadores possuem garantia de jornada de trabalho, férias, salário mínimo, seguro-desemprego e direito à aposentadoria. Além disso, caso demitidos sem justa causa, há formas de auxiliar o trabalhador, entre outros direitos gerais da CLT.