no ,

CUIDADO! vírus aplica golpe do PIX e está atacando celulares

CUIDADO! vírus aplica golpe do PIX e está atacando celulares
CUIDADO! vírus aplica golpe do PIX e está atacando celulares

Existe um novo vírus bancário que está atacando várias instituições financeiras pelo Brasil. O tal malware é chamado de PixPirate funcionando igual um trojan, e comete fraudes utilizando a nova plataforma de pagamento do Banco Central, o Pix.

Segundo a empresa de segurança cibernética Cleafy, ele usa o disfarce de aplicativos de autenticação. Com o Trojan podendo desativar a Google Play Protect, intercepta mensagens de texto e rouba senhas inseridas em aplicativos bancários.

De acordo com que sabemos, o PixPirate é baixado de forma que a vítima não perceba. Assim, não existe nenhuma indicação que ele seja lançado na loja oficial da Google Play. Além disso, este malware é compatível com ATS (Automatic Transfer System), significando que os criminosos podem automatizar a sua inserção. E acabam utilizando a plataforma do Pix, entenda tudo sobre este assunto abaixo.

Que comportamentos você deve evitar

Primeiramente, evitar acessar sites desconhecidos ou clicar em links estranhos, e nunca instalar aplicativos não confiáveis, assim diminuindo a chances de pegar algum vírus. Tais práticas também devem ser seguidas em qualquer aparelho ou computador. É muito importante você manter este telefone celular seguro, pois sua vida inteira, seus dados ficam lá.

Além disso, você utilizar senhas fortes, manter o seu sistema operacional atualizado, e como dito acima nunca clicar em links estranhos e ter um software de segurança.

Então, os pesquisadores da Cleafy, Franesco Lubatti e Alessandro Strino, dizem que vão adicionar recursos ATS a estruturas mais flexíveis. A fim de levar o desenvolvimento do vírus mais sofisticado. O desenvolvimento está sendo feito durante outras formas de malware para Android, como BrasDex e Gigabuud RAT estão ameaçando vários usuários pelo mundo.

E pensar em sua segurança digital está maior do que nunca. Com todas instituições financeiras e usuários brasileiros devem tomar medidas para proteger os dados pessoais, e evitar qualquer exposição a ameaças cibernéticas.

Como não ser invadido por um vírus ou trojan?

Por fim, muitos usuários de Android estão enfrentando cada vez mais ameaças de malware/vírus, como o PixPirate. Abaixo vamos falar de algumas dicas para manter seu telefone seguro:

  1. Sempre mantenha seus aparelhos atualizados, pois muitas atualizações corrigem erros de vulnerabilidades conhecidos;
  2. NUNCA instale aplicativos fora da Google Play Store, que é a loja oficial da Google que oferece uma segurança maior para os usuários;
  3. Mantenha o Google Play Protect ativado, pois este é o sistema de segurança integrado da Google. Ele tem como objetivo manter o seu aparelho seguro, podendo ser ativado nas configurações do dispositivo.
  4. Sempre tenha a verificação de duas etapas ativada, porque dá uma maior camada de segurança, onde solicita que o usuário tenha uma senha e um código que é enviado por SMS ou enviado por um aplicativo de autenticação. Isso acontece sempre que você tenta fazer o login na conta.
  5. Enfim, sempre suspeite mensagens suspeitas, seja qual for a plataforma SMS, e-mail, WhatsApp etc.