Conta de luz é como o pagamento de um aluguel, por mais que você pague em dia, você sempre fica devendo, portanto, quando é possível ter um desconto que pode chegar até a 65%, é sempre bom aproveitar a oportunidade.
E esse desconto na conta de luz está disponível para milhões de brasileiros e brasileiras através de um programa do governo federal.
Ficou curioso ou curiosa e quer saber mais detalhes sobre esse programa incrível que dá desconto na conta de luz?
Pois vem com ler o texto a seguir, é rapidinho!
Com quanto tempo de atraso luz pode ser cortada?
De acordo com o com dados do Mapa de Inadimplência do Serasa Experian, existem atualmente cerca de 71 milhões de pessoas com dívidas em atraso em todo o Brasil.
Esse número significa que 45% da população brasileira está com o nome sujo na praça e consequentemente, sem acesso a políticas de crédito
E segundo o instituto de pesquisa ligado a Folha de São Paulo, o Datafolha, 22% desse total são de pessoas com a conta de luz em atrasadas.
Ou seja, por volta de 44 milhões de brasileiros e brasileiras.
Essa situação implica, necessariamente, na questão do prazo que a lei permite o cidadão permanecer com a conta de energia atrasada antes de ter luz cortada.
Sobre essa questão, é importante o cidadão estar atento e se informar por site de confianças, visto que existem muitas informações desencontradas na internet.
A verdade é que a partir de dois boletos atrasados a companhia já tem o direito de cortar a luz.
Aliás, após o primeiro dia de atraso na conta de luz, a companhia já pode enviar o nome do devedor para o Serasa ou SPC.
Dito isso, agora vamos saber como fazer para ter acesso ao desconto de até 65% na conta de luz.
Como garantir um desconto na sua conta de luz
Anteriormente comentamos sobre o programa de desconto na conta de luz do governo federal que alcança milhões de brasileiros e brasileiras.
Estamos falando do programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que possui uma longa lista de milhões de beneficiários, como dissemos acima.
O benefício é destinado a pessoas de baixa renda e que se encontram em condições de vulnerabilidade social.
Diferente de outros auxílios do governo, que são pagamentos mensais em dinheiro, o Tarifa Social oferece desconto na conta de luz dessas famílias.
A porcentagem do desconto na conta de luz tem relação direta com o consumo de energia da família que faz parte do programa.
Quanto menor for o consumo, maior é o desconto.
O máximo que um desconto pode atingir, entretanto, é de 65%.
Ademais, para participar do programa é preciso estar inscrito no CadÚnico um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua região.
Por fim, para mais notícias sobre descontos, clique aqui.