Após a privatização da Eletrobras, nós, brasileiros e brasileiras, não paramos de ver a conta de energia subir e a qualidade do serviço cair, portanto, as pessoas tem direito a descontos mensais de até 35%, devem ficar atentas para aproveitar.
Existem programas sociais destinados as famílias de baixa renda que concedem um desconto mensal na conta de energia.
Portanto, se você tem necessidade de reduzir o valor da sua conta de energia, acompanhe o artigo a seguir para saber como solicitar o seu desconto.
Tarifa Social
Entre os muitos programas sociais disponibilizados pelo governo federal, existe um que é destinado a conceder descontos na conta de energia.
O programa Tarifa Social de Energia Elétrica é destinado as famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) e concede descontos que podem chegar até 35% do valor da conta de energia.
Através da concessão de descontos, o governo buscar reduzir os impactos da conta de energia no orçamento das famílias de baixa renda.
Tal medida, proporciona que essas famílias possam ter um mínimo de conforto e dignidade em seus próprios lares.
Um outro viés importante da Tarifa Social é o seu impacto no desenvolvimento sustentável, pois incentiva o consumo consciente da energia elétrica.
Simultaneamente, o programa beneficia as famílias que se encontram em maiores condições de vulnerabilidade social em todas as regiões do Brasil.
Para que esse benefício atinja seu potencial máximo, é essencial uma divulgação ampla, garantindo que todas as famílias elegíveis estejam cientes de seus direitos.
Descontos de até 35% na conta de energia
Apesar de estarmos acostumados com a criação de novos programas sociais pelo governo Lula, a Tarifa Social não é uma criação da gestão petista.
Entretanto, o atual governo prepara uma nova regra para o programa que oferece descontos ainda maiores na conta de energia, mas apenas a partir de 2024.
Ou seja, a conta de energia pode ficar ainda mais barata, ou menos cara, se for o caso.
A partir de 2024, os consumidores vão poder escolher de qual empresa vão comprar a sua energia elétrica. A novidade abre as portas para a concorrência e consequentemente, para a redução do valor da tarifa de energia.
Com criação dessa possibilidade, os descontos na conta de energia podem chegar até 35%, porém essa opção não estará disponível para todos os consumidores(a).
Atualmente, existem duas formas de se consumir energia no Brasil, que são através de:
- Concessionárias
- Mercado Livre de Energia.
No caso das concessionárias, o valor da conta de energia é calculado através do consumo, cobrança de taxas e da aplicação de bandeiras tarifárias.
Enquanto que através do Mercado Livre de Energia, é possível fazer uma negociação diretamente com a empresa que fornece a energia elétrica.
Contudo, essa opção não estará disponível para as residências.
Dessa forma, confira a seguir quais são os segmentos da sociedade que vão poder aderir ao Mercado Livre de Energia:
- Mercados
- Hotéis
- Pousadas
- Laboratórios
- Centros comerciais
- Indústrias
Todavia, para que essas empresas possam aderir a modalidade, é preciso que elas tenham um consumo de energia superior a 2,3 kV.
Por fim, para mais notícias sobre descontos, clique aqui.