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Consumidores podem ter prejuízo com pedido de recuperação judicial da Americanas?

Consumidores podem ter prejuízo com Americanas?
Consumidores podem ter prejuízo com Americanas?

A notícia sobre as inconsistências nas contas da Americanas, inicialmente de R$ 20 bilhões, caiu como uma bomba no mercado brasileiro.

E nesta quinta-feira, 19, a Americanas anunciou que entrou com um pedido de recuperação judicial.

Agora, os clientes que compraram produtos na Americanas e ainda não receberam, estão preocupados com o que pode acontecer com suas compras.

Será que correm o risco de deixar de receber o produto e ainda perder o dinheiro?

O tamanho do Rombo

Primeiramente os valores divulgados que estariam faltando no caixa da empresa eram da ordem de R$ 20 bilhões.

Contudo, somadas as inconsistências e as dívidas da empresa, os valores chegam a cerca de R$ 43 bilhões, mais que o dobro anunciado inicialmente.

Dessa forma, como fica a situação dos clientes que já compraram, mas ainda não receberam seus produtos?

A Americanas continua tendo que entregar o produto mesmo após o pedido de recuperação judicial?

Como é o caso de quem comprou pela internet, por exemplo.

Recuperação judicial afeta os clientes?

Então, apesar da empresa ter entrado com um pedido de recuperação judicial, isso não anula a obrigação da empresa de cumprir seus prazos e entregar produtos já vendidos.

Assim, o consumidor pode ficar tranquilo que caso tenha produtos a receber, a entrega está garantida.

Isso porque a recuperação envolve diretamente a companhia e seus credores.

O pedido de recuperação é uma medida tomada a fim de evitar a declaração de falência da empresa.

Dessa forma, a empresa pode renegociar suas dívidas com seus credores e poderá continuar suas atividades comercias normalmente.

Contudo, caso a situação da empresa piore e o consumidor não receba seu produto, o jeito será recorrer a justiça.

Recomendação para os consumidores da Americanas

No entanto, mesmo que os direitos do cliente estejam garantidos, o recomendado é que o consumidor esteja atento aos canais de reclamações, a fim de assegurar se a empresa realmente está fazendo as entregas normalmente.

Além disso, itens com preços muito abaixo do praticado pelo mercado também devem gerar suspeitas e serem evitados.

Um exemplo da situação atual, até a terça-feira, 17, o Procon-SP registou mais de 400 reclamações envolvendo a Americanas e 25% estavam relacionadas ao cancelamento de compras

Portanto, em casos de atraso de pedidos o melhor a se fazer é entrar em contato com a própria loja. Ademais, caso a empresa não se manifeste em até 24 horas, corra para o Procon pra registrar sua reclamação.

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