no ,

Confira As NOVAS REGRAS De Aposentadoria Em 2023

Confira As NOVAS REGRAS De Aposentadoria Em 2023.
Confira As NOVAS REGRAS De Aposentadoria Em 2023.

Confira como se dará as novas regras da aposentadoria em 2023, com a Reforma da Previdência: as coisas ficarão mais difíceis para o próximo ano?

Os beneficiários que já estão pensando em se aposentar no próximo ano, devem já saber que em 2023 haverá novas regras de concessão do benefício.

Isso ocorre, pois, a Reforma da Previdência trará novas regras na modalidade. Acerca disso será destacado quais são as novas regras de aposentadoria que passarão a estar em vigor a partir de janeiro de 2023.


Novas regras da aposentadoria em 2023


Primeiramente, vale a pena destacar que, quem estava no mercado de trabalho pode se enquadrar nas regras de transição.
Isso ocorre já que são um conjunto de regras criadas com o intuito de auxiliar com que quem já trabalhava não perca automaticamente todos os benefícios previstos anteriormente pelos critérios do INSS.

Mudanças INSS: Regra de idade progressiva

Já no primeiro trimestre de 2023, os homens precisarão ter 35 anos de contribuição, já as mulheres, deverão ter 30 anos. Por sua vez, a idade muda. Concernente a idade mínima exigida, esta será para os homens será de 63 anos, e assim para as mulheres serão de 59 anos.


Deve ser lembrado que a regra se altera todos os anos, subindo a cada ano 6 meses, até atingir a previsão final, em 2031.


Assim, a previsão final em 2031 é de que os homens tenham a idade mínima de 65 anos. E, com relação às mulheres, elas devem ter 62 anos.

Aposentadoria por idade

Em relação a aposentadoria por idade, esta terá mudanças apenas para as mulheres em 2023. É preciso ter a contribuição mínima de 15 anos, para homens e mulheres. Mas a idade mínima para as mulheres sobe 6 meses. E em 2023, ela passa a ser de 62 anos, e será a última alteração prevista.

Concessão do benefício terá mudanças


Verifica-se que, essa regra irá determinar que a idade e o tempo de contribuição devem ser somados. Assim, essa soma, deverá chegar a uma pontuação mínima para assegurar o direito de solicitar a aposentadoria.


Assim, esta pontuação que um homem deve ter é de 100. Porém, em 2023 a regra de pontos para as mulheres terá mudanças. Assim, a pontuação mínima deverá ser de 90 pontos.


No entanto, deve ser frisado que, que há um tempo de contribuição mínimo. Ele deve ser de 30 anos no caso das mulheres e, no caso dos homens, de 35 anos.


Então, um homem que tenha contribuído durante 35 anos para a Previdência Social e que tenha 65 anos de idade pode solicitar a aposentadoria pela regra de pontos.

INSS: Qual modalidade vale mais a pena?


Veja-se que, para saber qual é a regra que vale mais a pena, é necessário considerar a situação específica de cada segurado.
Isso ocorre uma vez em que, cada caso é diferente de outro caso, e o caso de um segurado em específico precisa ser analisado.

Por fim, o mais aconselhável a se fazer é buscar o auxílio de um profissional da área, para que ele possa orientar a questão do planejamento previdenciário, analisando os documentos do contribuinte.