no , ,

Como solicitar desconto na conta de luz em 2023?

Como solicitar desconto na conta de luz em 2023
Como solicitar desconto na conta de luz em 2023

As notícias para os cidadãos e cidadãs sobre suas contas de luz para os próximos ano não são nada boas. Visto que já há uma serie de aumentos programados não só para o próximo ano, mas para os próximos anos.

E o primeiro aumento já está programado e anunciado, já para janeiro, segundo informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

O valor do aumento na conta de luz vai ser de 5,6%.

A saber, a Aneel justificou o aumento alegando motivos da “crise hídrica” de 2021. O que obrigou o governo a mandar ligar as usinas termoelétricas para geração da energia necessária para o país não ficar no escuro.

A verdade é que, diante da inercia do atual governo diante da falta de chuvas e de planejamento para resolver o problema, Bolsonaro pagou pra ver se a chuva chegava antes da necessidade de racionamento. Como a chuva não veio, foi necessário ligar as termoelétricas, que tem um custo altíssimo.

E quem pago por isso? Nós!

Não bastasse, ainda há o projeto de lei que propõe o aumento da tarifa de luz para custear equipamentos de energia solar.

Além também do projeto de taxação da luz do sol! Uh..?

Pois é, ufa. Por enquanto de aumento é só. Agora vamos saber como conseguir aquele desconto nessa conta de luz cada vez mais “salgada”.

Descontos na conta de luz

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa social do governo federal que fornece desconto na conta de luz para famílias de baixa renda, que estejam inscritas no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal), ou que tenham algum membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Outras famílias que se encaixam no critério para receber a Tarifa Social são famílias com renda mensal total de até três salários mínimos (ou R$ 3.636, em 2022),

Assim como famílias com um ou mais membros com doenças ou deficiências cujo tratamento depende de equipamentos que utilizem energia, também têm direito a participar do Tarifa Social.

Inscrição no CadÚnico

Aliás, outra condição para ter direito ao desconto na conta de luz é a pessoa está cadastrada no CadÚnico e ter uma renda por pessoa de até meio salário mínimo por mês (R$ 606 em 2022).

Já tamanho do desconto vai depender do consumo mensal de cada família.

  • Consumo de até 30 KWh/mês: desconto de 65%;
  • Consumo de 31 KWh a 100 KWh/mês: desconto de 40%;
  • Consumo de 101 KWh a 220 KWh/mês: desconto de 10%.

Como solicitar a Tarifa Social?

Por fim, a pessoa deve se dirigir a distribuidora da sua região para solicitar a Tarifa Social de energia elétrica.

Não esquecer de levar os documentos, que podem ser RG, CPF, o CEP da sua residência, o número do NIS ou do benefício do BPC e, se for o seu caso, a comprovação do uso de aparelhos que necessitam de energia elétrica.

Quer saber mais sobre o dívida deixada por Bolsonaro no setor elétrico, clique aqui.