no , ,

Como saber quanto tempo falta para aposentar?

Como saber quanto tempo falta para aposentar?
Como saber quanto tempo falta para aposentar?

Muitas pessoas tem dúvidas porque não sabem quando podem se aposentar. No entanto, existe uma forma muito simples de saber quanto tempo falta para você ter acesso a este benefício.

Basta você fazer uma simulação para ter certeza quanto tempo falta para sua tão desejada aposentadoria. Seja por tempo de contribuição ou idade.

Esta simulação pode ser realizada utilizando informações baseadas em dados do INSS. Além disso, é possível inserir vínculos, alterar sua data de nascimento no momento desta simulação.

Este resultado gerado pela calculadora só é para consulta e não garante o direito de você se aposentar.

Este pedido pode ser feito via internet, sem precisar comparecer em uma agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Como saber o tempo que me falta para aposentar?

Primeiramente, qualquer pessoas podem realizar esta consulta para ter uma ideia de quando você pode se aposentar, tudo utilizando o simulador dentro do site do Meu INSS, plataforma oficial do Governo Federal. Ele utiliza os dados que estão registrados em seu CPF para calcular automaticamente, seja pela idade ou tempo de contribuição.

Assim, o trabalhador pode utiliza função para entender como é a sua situação dentro das novas regras de transição da aposentadoria, que vão entrar em vigor neste ano de 2023. A fim de ter acesso à ferramenta, só realizar o login gratuito utilizando a conta Gov.br.

Como realizar a simulação?

  • Entre no Meu INSS;
  • Clique em “Do que você precisa?” e escreva “simular aposentadoria”;
  • Confira ou altere seus dados, como data de nascimento ou vínculos, clicando no lápis.
  • Depois clique em “Recalcular”;
  • A partir do resultado você pode “Pedir Aposentadoria” ou “Baixar PDF”.

Novas regras para se aposentar em 2023

Agora, se você estar perto de se aposentar, precisa prestar atenção as novas regras que estão sendo impostas pela Reforma da Previdência, feita em 13 de novembro de 2019.

São regras automáticas de transição, que mudam a concessão de benefícios em cada ano. Neste ano, a pontuação da aposentadoria por tempo de contribuição e por idade sofre alterações.

Aposentadoria por idade

Neste ano de 2023, para se aposentar por idade, a regra de transição estabelece um acréscimo de seis meses a cada ano. Para as mulheres, até chegar a 62 anos.

Na promulgação da reforma da Previdência, em 2019, a idade mínima era 60 anos, passando para 60 anos e seis meses em janeiro de 2020. Com a idade mínima aumentando para 61 em 2021, 61 e 6 meses em 2022.

E para homens a idade mínima neste ano é 65 anos, com ambos sexos tendo um tempo mínimo de contribuição de 15 anos.

Aposentadoria por tempo de contribuição

Por fim, tem quatro regras de transição para poder se aposentar. Com as regras de pontos que soma a idade e os anos de contribuição.

Em 2023, as mulheres precisam chegar a 90 pontos.

Com mulheres tendo que ter 58 anos e homens 62 anos. Em ambos os casos, o tempo mínimo de contribuição exigido é de 30 anos para mulheres e 35 para os homens.