no

Como evitar golpe do pix? Dicas essenciais

Em 2023, antes de saber como evitar golpe do PIX, saiba que as regras mudaram. Portanto, a transferência do limite diário mudou e o de saque e troco também. Desde 2020, a modalidade de transferências via PIX ficou muito visada pelos criminosos. 

Até a metade de 2022, foram cerca de 424 mil tentativas de golpes, sendo a Psafe. Geralmente, esses golpes são de phishing. Portanto, essas vitimas são capturadas pelos canais da internet ao clicar em links. Depois do acesso, os cibercriminosos roubam dados pessoais, perfis e instalam malware para roubar dados.

Mas como agir quando for vítima de golpe no Pix?

Segundo a Febraban, Federação Brasileira de Bancos, quando você precisar saber como evitar golpe do pix via smartphone, saiba que deve avisar imediatamente o banco. Desta forma, medidas de segurança serão adotadas, assim como bloqueio e alteração de senha. 

Caso o seu celular tenha sido roubado, também avise a sua operadora imediatamente para que ocorra o bloqueio da sua linha. Além disso, registre um boletim de ocorrência para que seja investigado e as pessoas envolvidas sejam identificadas e punidas. 

De fato, a parceria entre governo, polícia e banco é muito forte, sendo que o Poder Judiciário também trabalha  em paralelo com novas medidas de proteção, além de fornecer dados precisos e combater a criminalidade. 

Diversos novos padrões de segurança são lançados constantemente, sendo fácil a identificação dos responsáveis pelos crimes através do uso de transações bancárias.

Como evitar golpe do pix?

Primeiramente, saber como evitar golpe do pix é bem simples. Para se proteger, não forneça suas chaves para qualquer pessoa, principalmente, no caso de CPF. Portanto, as chaves aleatórias são mais seguras. 

E, se por acaso você receber uma mensagem pedindo pix sem que isso seja comum, com certeza, desconfie. Ligue para a pessoa imediatamente e reconheça se é realmente ela na qual está falando. Sempre confirme a identidade antes de qualquer transferência bancária. 

Inclusive, não faça a ligação pelo próprio WhatsApp, afinal, o criminoso também pode fazer com que não tenha como evitar golpe do pix desta maneira. 

Enfim, existe um outro recurso bem bacana que é ocultar a foto do WhatsApp apenas para que apenas seus contatos consigam visualizar. Depois, monitore sempre a sua conta bancária e em qualquer suspeita, entre em contato com o banco imediatamente.