no ,

Como acessar CONTRIBUIÇÕES pelo CNIS do INSS

Como acessar CONTRIBUIÇÕES pelo CNIS do INSS
Como acessar CONTRIBUIÇÕES pelo CNIS do INSS

Aposentadoria é benefício de direito de todo trabalhador. Isso após muitos anos de contribuição. Mesmo assim, momento de se aposentar é bastante aguardado por contribuintes. Ou seja, para obter esse benefício, é necessário ter comprovação de todos anos de contribuição. Além de comprovação de todos vínculos trabalhistas. Dessa forma, essas informações ficam disponíveis no extrato previdenciário. Ou extrato CNIS – cadastro nacional de informações sociais. Onde consta informações necessárias para acessar pedido da aposentadoria do INSS.

Ou seja, extrato CNIS; ou extrato previdenciário é documento oficial do governo. Onde constam todas contribuições empregatícias, benefícios, e remunerações do cidadão durante vida trabalhista. Logo, esse extrato possui todas informações do trabalhador.

  • Como número do NIT.
  • Tempo de contribuição.
  • Valor do salário de contribuição.
  • Entre outras informações essenciais para solicitação da aposentadoria.

Por outro lado, apenas através do reunir de todos vínculos, remunerações, e recolhimentos com o CNIS, e outros documentos, como carteira de trabalho, contratos de trabalho, etc. Só assim trabalhadores que cumprem outros requisitos, conseguirá requerer benefício do INSS. Por outro lado, é de comum situação, encontrar algum equívoco cadastral no extrato previdenciário. Como por exemplo, valor de salário alterado, ou alguma data de contribuição não validada. Portanto, já á algum tempo, INSS permitia pedidos de retificações dessas informações. Isso juntamente com solicitação de benefício previdenciário. Por outro lado, atualmente, já é possível solicitar retificações de informações do extrato, a qualquer momento.

Fique alerta à alguns detalhes necessários do CNIS para aposentadoria do INSS

Pois quanto mais tempo passa, mais difícil fica de realizar correções. Dessa forma, ideal é que se verifique extrato algumas vezes ao ano. A fim de verificar se informações estão todas validadas. Sendo assim, é comum que apareça sigla PEXT, por exemplo, junto à coluna de indicadores do extrato. Essa sigla significa pendência de vínculo extemporâneo não tratado. Ou seja, isso significa que há pendência não resolvida. Logo, se ela não for solucionada; trabalhador terá dificuldades na solicitação da aposentadoria. Pois tais pendências, podem ocorrer quando vínculo empregatício, foi inserido fora do prazo previsto pela lei.

Ou seja, o vínculo irá constar no CNIS, mas com anotação de pendência que precisará ser alterada, e atualizada. A fim de eliminar tal penitência. Assim, por esse motivo, seria necessário ter comprovação por documento, do período em que tal vínculo ocorreu de fato. Sem comprovação, esse tempo de contribuição fica inutilizável. Dessa forma, felizmente, toda essa dor de cabeça, pode ser evitada apenas com checagem do extrato algumas vezes ao ano. Pois assim, se constar algum equívoco, é interessante buscar corrigir o mesmo, mais rápido possível.

Em suma, serviço de regularização dessas pendências, ainda não está oferecido pela internet. É necessário abrir solicitação através do número 135. O atendente irá informar adequadamente sobre envio dos documentos necessários. Por outro lado, geralmente, é possível corrigir esses dados com apresentação da carteira de trabalho. Mas na ausência dela, é possível utilizar contracheques; recibos de pagamento, contrato de trabalho, entre outros.