no

CNH suspensa por que não pagou o IPVA? Saiba agora

CNH suspensa por que não pagou o IPVA?

Cobra-se o IPVA todos os anos. Durante a pandemia divulgaram-se muitas informações falsas, tornando mais difícil reconhecer o que é real. Atualmente, os motoristas ainda têm dúvidas do que acontece se não pagarem esse imposto. Descubra se o proprietário pode ter sua CNH suspensa por que não pagou o IPVA. 

O que é?

Essa taxa refere-se ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Cobra-se sobre quaisquer automóveis (motos, carros, ônibus, caminhões, etc.). O valor não teve alteração durante a pandemia, seguindo os dados de referência da Tabela Fipe de 2020. Entretanto, divulga-se a informação de que em 2023 pode ser que o motorista tenha sua CNH suspensa por que não pagou o IPVA.

O motorista terá sua  CNH suspensa por que não pagou o IPVA?

Cobra-se o importo no início de cada ano, porém, diversos motoristas ainda não sabem sobre a quantia a ser paga ou a forma que devem efetuá-la. Muitas informações falsas estão ganhando visibilidade, o que dificulta ainda mais a disseminação de conteúdo útil para os motoristas. Desse modo, o Detran confirmou que a ideia de que a CNH será suspensa por que não pagou o IPVA é falsa. 

Porém, deixar de pagar ainda resulta em multa e até negativar o nome do proprietário, assim como nos anos anteriores. Além disso, vale ressaltar que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) só sofre suspensão em caso de infrações graves, como dirigir embriagado ou envolver-se em acidentes. 

Como o IPVA é calculado?

Estima-se a taxa segundo a alíquota referente a cada estado. Nesse sentido, vale lembrar que cada local pode escolher a porcentagem aplicada. Em suma, adotam-se os números venais utilizados em setembro do último ano. Exemplificando, o estado de São Paulo adota valores entre 1% e 4%.

Para que informações como a da chance de ter a CNH suspensa por que não pagou o IPVA não se espalhem, é preciso conhecer o contexto atual. O preço do IPVA em 2022 manteve-se igual ao de 2021. Se essa fosse a referência, o reajuste poderia chegar a quase 23%. Com a estagnação em 2020, acredita-se que o valor de tabela utilizado aumente muito em 2023. Desse modo, os governadores afirmam sua posição a favor do congelamento do Lipe, tentando diminuir a cobrança. 

Em síntese, com as mudanças recentes, principalmente devido à pandemia, é muito importante conhecer as atualizações dos valores e entender a veracidade das notícias, para que incertezas como a de possivelmente ter a CNH suspensa por que não pagou o IPVA não sejam mais recorrentes.