Chip de Celular – Existe novo golpe que traz junto com ele milhares de prejuízos aos brasileiros. Cresce a cada dia o número de boletins de ocorrência sobre a ação dos criminosos virtuais. Os conhecidos hackers, criminosos virtuais, conseguem com facilidade roubar informações e dinheiro de suas vítimas.
Entretanto, durante a pandemia de Covid-19 aumentou consideravelmente, o número de fraudes digitais atingindo um grande recorde, o que não é surpresa. Pois, nesse período, muita gente passou a utilizar o celular, ou computador para trabalho, manter contato com amigos, familiares, e muito mais.
Assim, saiba tudo sobre o novo golpe do chip de celular e saiba como se proteger!
Conforme matéria do site G1, aumentaram em aproximadamente 20% no segundo trimestre de 2022, o número de tentativas de golpes digitais no país, sejam ele pelo computador ou pelo celular.
Por exemplo, somente o Rio de Janeiro, a média é de 14 casos por hora. Além disso, esse tipo de crime em todo o Brasil apresenta uma alarmante tendência ao crescimento.
Conforme, levantamento da Transunion, 27% das pessoas entrevistadas, informam já ter sofrido com golpes virtuais nos últimos três meses.
De acordo com Celso Nogueira, o diretor de estratégia e planejamento da Transunion Brasil, “Vários negócios foram para o meio digital após pandemia e os fraudadores estão se aproveitando para aumentar o número de tentativas de golpe.”
Chip de Celular – E como funciona o novo golpe?
Assim, criminosos se aproveitam para atingir um dos maiores receio do povo brasileiro que é ficar sem o celular. Nesse sentido, utilizam dessa situação para aplicar o “golpe do chip”.
Segundo reportagem do Domingo Espetacular, os criminosos conseguem informações através de links maliciosos que seguem para suas vítimas por mensagens de texto.
E com posse desses dados, os criminosos procuram uma unidade de atendimento da operadora, e usando as informações junto com falsos documentos conseguem transferir o número do celular para outro chip. Logo, o responsável da linha acaba ficando sem o sinal.
Em síntese, os golpistas conseguem através desse sequestro eletrônico, acesso a contas bancárias das vítimas, redes sociais, utilizando código de recuperação de senha para invadir os perfis. Contudo, todo cuidado é pouco, pois o golpe termina quando os criminosos conseguem transferir dinheiro ou fazer solicitações de empréstimos em nomes das vítimas aos seus contatos.
E o que ANATEL fala sobre?
A Agência Nacional de Telecomunicações é a responsável pela fiscalização das operadoras e pelas cobranças de possíveis, o que muitas pessoas ainda desconhecem.
Porém ao ser questionada sobre o novo golpe do chip de celular, a ANATEL disse que a prevenção e combate a essas fraudes digitais é uma obrigação das prestadoras de serviço.
É importante ressaltar, que esse novo golpe de celular, também pode ocorrer quando os responsáveis pelos números solicitam a portabilidade digital. Ou seja, quando permanecem com o mesmo número e solicitam a troca de operadora.
Todavia, a Anatel promete a implementação de um segundo fator de autenticação, onde os donos do smartphones recebem um SMS, confirmando a solicitação de portabilidade.
Mas essa novidade ainda não possui uma data especifica para ser implementada. Enquanto isso, os brasileiros necessitam tomar cuidados específicos para se proteger contra a ação dos criminosos.
E quais são as recomendações para se proteger contra o novo golpe?
De acordo com a reportagem do Domingo Espetacular, a Polícia Civil de São Paulo orientou duas estratégias, a fim de dificultar a ação dos criminosos e se proteger contra o novo golpe do chip de celular. Que são:
- Alteração do método de recuperação de senhas: Com o objetivo de aumentar o nível de segurança para o smartphone, é extremamente importante criar um e-mail exclusivo para a recuperação de senhas e não divulgar esse endereço eletrônico para ninguém;
- Bloqueio do cartão SIM: Basta acessar as configurações de seu smartphone e solicitar o bloqueio do cartão SIM. Em seguida, digite o PIN da operadora e crie uma nova senha.
Assim também, a Polícia Civil orienta uma lista com alguma dicas que você também pode seguir para se proteger contra golpes eletrônicos:
- Nunca clique em links desconhecidos: O phishing é uma prática que usa links maliciosos encaminhados por e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagem, e é uma das principais estratégias dos criminosos para roubar informações dos brasileiros.
- Não baixar aplicativos no estilo apk: Não baixe aplicativos no estilo apk, se você tem um celular com o sistema operacional Android. Pois esses programas podem “abrir portas” para a ação dos criminosos.