Centrão negocia Nova Aliança com Lula! O respectivo Centrão, que possui uma das maiores bancadas do congresso está negociando uma base de apoio paralela com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para fortalecê lo no Congresso
A nova base de apoio está passando por uma grande modificação! E o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma poderosa base de apoio no Congresso. Pois seus planos envolvem a negociação com um grupo de parlamentares de partidos que não são aliados tradicionais. Ou seja, o poder de Lula aumentará ainda mais com a nova parceria. E esta respectiva parceria envolve em especial o centrão, com destaque aos partidos: PL, PP e Republicanos. Ou seja, com essa trinca Lula terá mais força contra a bancada de Jair Bolsonaro (PL).
Os respectivos articuladores do governo e também os dirigentes e integrantes dessas legendas falam que haverá uma potencial bancada paralela pró-Lula. E que ela terá em torno de 70 deputados e cerca de 10 senadores. Número o qual seria decisivo para votações importantes no Congresso. Fortalecendo ainda mais a bancada do atual presidente da república.
Se Lula conseguir as novas adesões ao governo, ele poderá fazer frente à maior bancada do congresso. E apesar de abrigar contra alguns dos principais expoentes do bolsonarismo, a sigla Lulista deve ter grandes dissidências pró-governo em ambas as Casas.
O que é o Centrão político?
O centrão político brasileiro é o bloco político de partidos que ocupam uma posição poderosa na política do país, apesar de não possuírem uma ideologia muito clara ou definida. E é justamente por essa falta de clareza ideológica que frequentemente eles são apontados de maneira pejorativa tanto pela esquerda quanto pela direita.
A terminologia ‘’centrão’’ ganhou mais notoriedade por volta de 2010, e ainda mais após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016. Pois durante esses períodos, os partidos do centrão foram decisivos para a formação das maiorias necessárias para a aprovação de diversas medidas e projetos de lei. Entre os maiores partidos que compõem o centrão brasileiro estão o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Progressista (PP), o Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Republicano Brasileiro (PRB). Além de partidos que ganharam bastante destaque recentemente como: Partido Social Liberal (PSL), o Partido da República (PR) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).