no

Celular: ligação do aparelho para o INSS passam a ser gratuitas

Celular ligacao para o INSS passam a ser gratuitas
Celular ligacao para o INSS passam a ser gratuitas

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em uma parceria com a empresa de telecomunicação Claro, vai oferecer atendimento gratuito para ligações realizadas a sua central pelo telefone celular.

Atualmente, apenas a ligação realizada de telefone fixo para central eram gratuitas. Ou seja, a partir de agora, tanto as ligações de aparelho fixo quanto de celular para a central do INSS serão gratuitas.

Anda no mês de outubro, mais precisamente no dia 21, o edital para a prestação do serviço foi publicado. Inicialmente o contrato com operado Claro é de 12 meses, com possibilidade de extensão de prazo de até 60 meses.

A saber, o serviço de gratuidade passa a valer a partir do final de fevereiro de 2023.

INSS Central – 135

Ao todo, o INSS tem 3 centrais de atendimento, que oferecem atendimento humano e automatizado. O número da central é 135.

De acordo com dados da instituição, são aproximadamente 8 milhões de chamadas todos os meses que a central de atendimento do INSS recebe.

Para tanto, estão envolvidas cerca de 5.600 pessoas, entre profissionais contratados e servidores de carreira do INSS, para dar conta de toda essa demanda e assim, garantir um atendimento e qualidade a população.

De acordo com dados levantados pela área técnica do INSS, são cerca de 50 milhões de minutos em atendimento telefônico todos os meses.

Entretanto, desse total, 75% das ligações são realizadas a partir de telefones fixos e apenas 25% por telefones celulares.

Aliás, é até normal que seja assim, já que as ligações de celular são pagas. A tendência é que com a gratuidade também para o aparelho móvel, essa proporção inclusive se altere.

O Instituto Nacional do Seguro Social

O INSS foi criado com base no Decreto nº 99 350 de 27 de junho de 1990 mediante a fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS), com o Instituto Nacional de Previdência Social

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência[2] que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social, responsável pelo pagamento de aposentadorias, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e outros benefícios, pertencentes ao núcleo das Atividades Exclusivas de Estado, para aqueles que adquirirem o direito a estes benefícios segundo o previsto pela lei. O INSS trabalha junto à Dataprev, empresa de tecnologia que faz o processamento de todos os dados da Previdência.

Além do regime geral, os estados e municípios podem instituir os seus regimes próprios financiados por contribuições específicas.