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Carteira de Trabalho DIGITAL Passa A Ser OBRIGATÓRIA?

VEJA COMO OBTER A CARTEIRA DIGITAL
VEJA COMO OBTER A CARTEIRA DIGITAL

Para acessar a Carteira de Trabalho Digital, o trabalhador deve seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o site do Governo Federal ou baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS;
  2. Fazer o cadastro no sistema de acesso do governo federal (gov.br), caso ainda não tenha;
  3. Ao acessar a Carteira de Trabalho Digital pela primeira vez, será necessário preencher alguns dados pessoais e criar uma senha de acesso;
  4. Após o cadastro, a Carteira de Trabalho Digital estará disponível para consulta. Assim, o trabalhador poderá conferir todas as informações, como seus registros de emprego, vínculos empregatícios atuais e anteriores, qualificação civil, entre outros.

É importante lembrar que a Carteira de Trabalho Digital tem a mesma validade jurídica da versão impressa. E é um documento importante para comprovar a vida laboral do trabalhador.

Veja como ter acesso a Carteira Digital

É importante destacar que a Carteira de Trabalho Digital contém todas as informações da versão impressa e traz alguns benefícios extras. Por exemplo, o trabalhador pode acompanhar o registro de suas atividades trabalhistas em tempo real, já que a carteira digital é atualizada automaticamente pelos empregadores.

Além disso, a CTD também permite que o trabalhador solicite o seguro-desemprego diretamente pelo aplicativo. Sobretudo, sem precisar se deslocar até uma agência do Ministério do Trabalho e Emprego.

Por fim, é válido lembrar que, caso o trabalhador perca o acesso à sua Carteira de Trabalho Digital, ele pode recuperar todas as informações por meio do site ou do aplicativo, com a mesma senha de acesso.

É possível corrigir informações?

A Carteira de Trabalho Digital foi criada em 2017 com o objetivo de diminuir as filas e o tempo de espera para retirar o documento físico. A partir de 2019, o documento em papel deixou de ser obrigatório para contratações. Então, os novos trabalhadores passaram a ter acesso apenas à versão digital. O acesso pode ser feito pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo site Portal Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho e Emprego.

No entanto, é importante ressaltar que a medida não é completamente democrática. Uma vez que ainda há 35,5 milhões de pessoas sem acesso à internet no Brasil. Para aqueles que possuem acesso à internet, o processo de emissão do documento é bastante simples, exigindo apenas o número de CPF e a senha de acesso ao gov.br.

Caso haja algum erro nos dados da Carteira de Trabalho Digital, a correção ocorrerá de forma automática. Sendo assim, uma vez que os sistemas que geram os dados são atualizados constantemente. Para correções relacionadas a contratos de trabalho anteriores a 2019, o trabalhador deve informar o erro ao empregador, que deverá corrigir a informação eletronicamente pelo eSocial.

Por fim, é importante salientar que a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) não corresponde aos cargos específicos das empresas, mas sim às ocupações do mercado de trabalho. Portanto, é possível que os nomes das funções sejam diferentes. Mas o trabalhador deve conferir se as atividades são semelhantes e qual é a codificação daquele cargo.

A Carteira Digital de trabalho é mais segura?

Recentemente, a nova gestão completou seus primeiros 100 dias e anunciou medidas para promover a transformação digital no país. A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos busca incentivar a utilização da plataforma “gov.br” para disponibilizar serviços públicos de forma digital.

Uma das mudanças realizadas foi a sanção da Lei nº 14.534, em janeiro deste ano, que estabelece que o CPF é suficiente para identificar os cidadãos nos bancos de dados dos serviços públicos. Além disso, todos os estados da Federação e 170 municípios, incluindo 18 capitais, já estão integrados à rede “gov.br”, o que promove a criação de iniciativas colaborativas entre os governos federal, estadual e municipal.

O governo também anunciou que, no primeiro trimestre do ano, 10 milhões de brasileiros aumentaram o nível de suas contas “gov.br” para Prata ou Ouro, que possuem autenticações de identificação mais rígidas, proporcionando maior segurança de dados. Isso é importante, considerando que a conta “gov.br” dá acesso a aproximadamente 3,8 mil serviços públicos digitais, como a Carteira de Trabalho Digital e o Portal de Serviços do Trabalho.

Como fazer alteração do nível de conta?

Para aumentar o nível de segurança da sua Carteira de Trabalho Digital na plataforma “gov.br”. Logo, é possível fazê-lo ao acessar a plataforma por uma das instituições financeiras cadastradas. Atualmente, as instituições financeiras que oferecem essa opção são: Agibank, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicoob, Bradesco, Santander, Itaú, Mercantil, BRB, Sicredi e Banrisul.

Ao utilizar a autenticação dessas instituições, é possível aumentar o nível da sua conta “gov.br” para os níveis Prata ou Ouro, que possuem autenticações de identificação mais rígidas e proporcionam maior segurança de dados.