no

Cartão de Crédito MEI: Veja possibilidades e se vale a pena

Cartão de Crédito MEI: saiba vantagens e desvantagens
Entenda se vale a pena possuir cartão de crédito para MEI

Existem várias opções de emissão de cartão de crédito para quem trabalha como MEI. No entanto, muitos microempreendedores ficam na dúvida se vale a pena possuir ou não.

Conseguir um cartão de crédito pode ser um grande desejo da maioria das pessoas, inclusive dos brasileiros. Isso porque o crédito ativo significa que existem várias formas de utilizar o limite, por exemplo, no parcelamento.

Nesse sentido, existem diversas opções de oferta de cartão de crédito, inclusive aquelas que funcionam como MEI (Microempreendedor Individual), que também pode contar com ofertas um tanto específicas e personalizadas.

Portanto, é preciso entender se vale a pena solicitar o cartão de crédito MEI ou não.

MicroEmpreendedor por ter cartão de crédito?

Primeiramente, é extremamente legítimo entender brevemente como funciona o MEI e se vale ou não a pena solicitar um cartão de crédito exclusivo para esse tipo de funcionário.

Primeiro, como o próprio nome já diz, o MEI é um funcionário que trabalha de forma totalmente independente como microempreendedor. Ou seja, para se qualificar como MEI, além de escolher a primeira e a segunda opção para exercer as atividades pertinentes, o cidadão também deve criar um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Atualmente, o MEI só pode trabalhar com um funcionário. Assim, é costume de diversas instituições oferecerem opções de cartão de crédito aos microempreendedores na abertura de um CNPJ.

A oferta costuma oferecer limitações para que os usuários possam utilizar o valor do crédito para dedicar ao seu micro negócio.

Vale a pena solicitar crédito para MEI?

Para melhor entendimento, cabe esclarecer que o cartão de crédito MEI só deve ser aplicado se o limite disponível for efetivamente destinado ao pagamento de necessidades relacionadas ao trabalho.

Isso significa que se o foco do MEI é usar o limite para uso pessoal, a melhor opção são os serviços de crédito para pessoas físicas.

Dentre as diversas opções de crédito MEI, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) conta com o ideal para cada perfil.

Isso porque o BNDES possui parceria entre diversas instituições financeiras, onde é possível encontrar a melhor opção para o perfil de cada microempreendedor.

Assim, existem determinadas condições que indicam a efetivação do crédito, a saber:

  1. Limite máximo de crédito de R$ 2 milhões;
  2. Período de reembolso do empréstimo 3- 8 meses;
  3. Juros 1, 6% ao mês;
  4. A tarifa de abertura de crédito (TAC) é cobrada conforme autorização, no máximo 2% do limite estipulado.

Por fim, vale analisar se realmente há necessidade da empresa em contratar o cartão de crédito MEI e se o empreendimento terá condições de arcar com a dívida posteriormente.