no , ,

Cartão CONSIGNADO Tire Suas DÚVIDAS

CARTÃO CONSIGNADO? COMO FUNCIONA?
CARTÃO CONSIGNADO? COMO FUNCIONA?

Em resumo, o crédito consignado, mais conhecido como empréstimo consignado, é uma forma de pagamento indireto. Nele as parcelas se deduzem diretamente da folha de pagamento ou benefício da pessoa física. Atualmente, o empréstimo pode comprometer até 40% da renda mensal do usuário, sendo 35% em forma de empréstimo e 5% em forma de saque no cartão de crédito consignado.

Sobretudo o crédito pode ser obtido em bancos, seguradoras ou financeiras, mas a duração não deve ser superior a 96 meses, no caso de servidores públicos federais e 84 meses para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dessa maneira, os juros e demais encargos variam de acordo com o valor e instituição de contratação.

Contudo, deve-se estar atento para utilizar o cartão consignado de forma organizada, para evitar endividamentos. Portanto, confira a seguir como funciona o cartão consignado.

O que é o cartão consignado?

Dessa maneira, existem diversas possibilidades de contratação de crédito consignado que se encontram disponíveis no mercado atualmente. Sendo assim, o consumidor que estiver procurando uma forma de obter crédito rápido e contínuo pode recorrer a modalidade de cartões consignados.

O cartão consignado conta com função similar aos cartões convencionais, ele permite compras à vista ou de forma parcelada, além de saques em dinheiro usando parte do limite. A modalidade possui notoriedade baixa de taxa de juros, que variam entre 3% e 4,5% ao mês. Ele também utiliza-se por aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos.

Essa opção também pode ser contratada por outros grupos, sobretudo apesar de poucas pessoas terem conhecimento de que é possível que trabalhadores de empresas privadas adquiram um cartão consignado. Assim, para adquirir é necessário que a empresa onde trabalha tenha convênio com o banco em que será solicitado o cartão.

Sendo assim, alguns correspondentes bancários, como a GFT, oferecem serviços ao público em geral. Por ser uma possibilidade bastante atrativa e prática, é necessário ter cautela ao utilizar o cartão consignado. Apesar do desconto automático do valor mínimo da fatura realizado pelo consignado, é de extrema importância que o restante do valor da cobrança seja pago em dia.

Evitando possíveis endividamentos

Para evitar endividamento e não acabar por ter uma dívida com juros altos, é necessário ter disciplina e organização financeira. Podendo ser feito através de medidas simples, mas que exigem um certo esforço.

Sendo assim, é preciso gastar menos do que ganha, priorizar o uso do cartão para compras de maior valor, usar o saque somente quando necessário, controlar o uso do limite de gastos mensais e ter atenção a pequenas compras.

Seguindo esses métodos, é possível ter uma relação saudável com o cartão. Portanto, seja qual for o objetivo, é preciso haver um planejamento prévio que possibilite entender qual será a melhor forma de utilizar o cartão consignado de acordo com a sua realidade financeira.