no , ,

Carta de motorista grátis – Habilitação sem pagar?

Carta de motorista grátis - Habilitação sem pagar?
Carta de motorista grátis - Habilitação sem pagar?

Carta de motorista grátis! É possível ter Habilitação sem pagar? A CNH é a tão desejada Carteira Nacional de Habilitação. Que é um documento obrigatório para todos aqueles que desejam conduzir seus veículos pelo país. Desse modo, o condutor deve passar por múltiplas etapas de aprovação, antes de poder comprovar a capacidade para adquirir uma carteira de motorista.

A primeira entre elas é procurar por uma autoescola, nela o indivíduo terá aulas teóricas sobre o Código de Trânsito Brasileiro. E dessa forma, se tornará apto para realizar a própria prova teórica. 

Normalmente um motorista deve desembolsar um valor próximo a R$ 3.000,00 para emitir o seu documento oficialmente.

Isso infelizmente afeta a população de baixa renda devido o valor elevado. E com o intuito de mudar este problema, existe um grande Projeto de Lei (PL) que estabelece que a carteira de motorista gratuita será alcançável para os inscritos no programa CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). 

Carteira de motorista Gratuita: inscritos no CadÚnico terão documento sem custos

É importante esclarecer e deixar totalmente claro que a carteira de motorista Social é um Projeto de Lei. E os custos para a emissão do documento que normalmente seriam altos passariam a ser gratuitos com a aprovação do Projeto de Lei. Valendo ressaltar que o programa só beneficiaria as famílias mais pobres, visto que não faria sentido conceder o benefício aos mais abastados.

Em alguns estados do país, no entanto, será possível ter acesso a uma versão gratuita da carteira de motorista. Mas as vagas são limitadas e há regras para selecionar aqueles que podem usufruir do benefício. 

Critérios e requisitos do benefício

  • Ter uma renda mensal familiar de no máximo até meio salário-mínimo per capita ou estar desempregado há mais de 12 meses (um ano)
  • Ser maior de 18 anos;
  • Estar inscrito no CadÚnico;
  • Saber ler e escrever;
  • Além de ser estudante de rede pública;
  • Precisa estar desempregado a mais de 1 anos;
  • Ser beneficiário de algum programa social;