O imposto sobre a propriedade de veículos automotores, IPVA, começa a ser cobrado em janeiro. Esse valor será referente ao ano de 2023 e para que consiga realizar o pagamento até a data correta, precisa conhecer um calendário IPVA 2023 e também algumas mudanças referentes aos pagamentos.
Em primeiro lugar, muitos estados brasileiros estão buscando uma forma alternativa de reduzir os custos para motoristas. Dessa forma, o proprietário do veículo terá a oportunidade de dividir o imposto em algumas parcelas, além de conseguir grandes descontos caso pague em cota única.
O calendário IPVA 2023 foi disponibilizado para todos os locais do Brasil. Mas aqui vamos focar no pagamento do imposto para aqueles que estão no território Sul e Sudeste, mostrando também as possíveis alterações.
Como funcionará o Calendário IPVA 2023 no Sul
Começando pelo estado do Paraná, saiba que não há mudança significativa quanto aos valores. Em outras palavras, representam os mesmos de 2022. Entretanto, o motorista que realizar o pagamento à vista consegue receber cerca de 3% de desconto. Há também a possibilidade de dividir o pagamento em até 5 vezes.
Em Santa Catarina o período do calendário IPVA 2023 segue do dia 31 de janeiro, para aqueles que possuem o final da placa em 1, até o dia 31 de janeiro, para aqueles que possuem a placa com final em 0.
No Rio Grande do Sul os valores também não foram alterados. Mas, haverá a possibilidade de obter grandes descontos para os motoristas, que podem chegar a 32%, caso pague antecipadamente e siga algumas regras. Uma delas é participar do programa Bom Motorista e Bom Cidadão.
No Rio Grande do Sul, seguindo o Calendário IPVA 2023, também é possível parcelar em até 6 vezes. Essa modalidade exige um pagamento até o dia 31 de janeiro.
Estados do Sudeste
O Sudeste passa por um ação bem semelhante no Calendário IPVA 2023, com exceção do Espírito Santo, que terá suas datas para pagamentos iniciadas apenas no mês de Abril. Esse pagamento se estenderá até o dia 28 do mesmo mês, de acordo com a placa do seu veículo.
No Rio de Janeiro, começa ainda no primeiro mês do ano. Você poderá parcelar o pagamento em até 3 vezes, levando em consideração que as taxas não apresentam nenhuma diminuição com essa maneira.
Em São Paulo os pagamentos podem chegar a uma parcela de 5 vezes. Aquele que pagar antes da data, conseguirá um desconto de até 3% do valor total. Em Minas Gerais, a cota única ou primeira parcela deve ser paga até o dia 21 de março. O motorista pode dividir em até 3 vezes.