O governo de Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a manutenção do Auxílio Gás, programa que ajuda famílias de baixa renda a comprar gás para cozinhar. O benefício, instituído pelo governo Bolsonaro em dezembro de 2021, é pago bimestralmente, sempre nos meses pares do ano. Portanto, o calendário de fevereiro do Vale-Gás foi divulgado.
O Vale-Gás Nacional oferecia inicialmente 50% do preço médio do botijão de gás de cozinha de 13kg, segundo cálculos da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Contudo, os beneficiários recebem 100% do valor do botijão de 13kg desde agosto de 2022.
O próximo pagamento do benefício está marcado para fevereiro e deve continuar sendo pago integralmente, apesar do novo governo anunciar mudanças em outros programas sociais. Atualmente o custo médio desse item no país é de R$ 108,50.
Calendário do Vale-Gás Nacional já foi liberado
Como o último pagamento do acabou depositado em dezembro de 2022 e o Vale-Gás se trata de um programa bimestral, o próximo pagamento está marcado no calendário para fevereiro. Este calendário segue as datas de pagamento do Auxílio Brasil (atual Bolsa Família). Verifique o último dígito do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando você receberá o valor. Portanto, confira a relação abaixo:
- NIS de final 1 – 13 de fevereiro;
- NIS de final 2 – 14 de fevereiro;
- NIS de final 3 – 15 de fevereiro;
- NIS de final 4 – 16 de fevereiro;
- NIS de final 5 – 17 de fevereiro;
- NIS de final 6 – 20 de fevereiro;
- NIS de final 7 – 22 de fevereiro;
- NIS de final 8 – 23 de fevereiro;
- NIS de final 9 – 24 de fevereiro;
- NIS de final 0 – 27 de fevereiro.
Como se cadastrar no Auxílio Gás 2023?
Quem ainda não está na folha de pagamento do programa precisará seguir algumas regras para começar a receber. Em primeiro lugar, deve-se notar que não há uma maneira direta de solicitar o Vale-Gás, mesmo com seu calendário divulgado. Como muitos outros programas sociais, os cidadãos devem se inscrever no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e aguardar as opções aprovadas pelo governo.
A renda familiar mensal do requerente deve ser inferior ou igual a meio salário mínimo per capita. O cadastramento é feito em qualquer Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou posto de atendimento CadÚnico do município. O processo pode ser agilizado por meio de pré-cadastro no aplicativo do Cadastro Único, mas a prática não se faz obrigatória.