no ,

Caixa encerra empréstimo Auxílio Brasil: como fica quem já fez?

Crédito consignado Caixa para Auxílio Brasil acaba
Fim do empréstimo consignado Auxílio Brasil, diz Caixa

A linha de crédito que beneficiou milhões de famílias vai terminar para sempre. Segundo informações, Caixa encerra empréstimo Auxílio Brasil.

O empréstimo consignado autorizado pelo governo Bolsonaro para que beneficiários do Auxílio Brasil, pudessem contratar o serviço sem burocracia, diretamente no aplicativo Caixa Tem, está com os dias contados.

Após estudo técnico realizado por equipe do governo e também da Caixa Econômica Federal, a linha de crédito consignado vai deixar de ser um serviço do banco.

A Caixa Econômica Federal decidiu interromper, por decisão definitiva, a concessão de empréstimo consignado vinculado ao benefício do Programa Social Auxílio Brasil.

Em poucas semanas, o programa social deverá ser renomeado como Bolsa Família oficialmente.

De modo que, mesmo com alteração do nome acontecendo mais uma vez, nada muda na decisão da Caixa Econômica Federal.

O Banco deve manter sua posição em relação ao empréstimo consignado para beneficiários.

Na época em que o governo Bolsonaro autorizou o empréstimo consignado para pessoas de baixa renda que recebem repasse do governo no Caixa Tem, as críticas não foram poucas.

Muitos especialistas criticaram a decisão do ex-presidente Bolsonaro.

Pois as pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade, estariam se endividando e recebendo menos do valor líquido do benefício.

Para os beneficiários que tanto precisam e dependem do auxílio do governo, uma pequena parcela debitada nas parcelas para pagar o empréstimo, significa perda para a manutenção básica. E isso inclui principalmente a alimentação.

Caixa suspende linha de crédito

A linha de crédito para beneficiários do Auxílio Brasil foi suspensa pela Caixa Econômica Federal no dia 12 de janeiro.

Desde então, o novo governo analisa as orientações da equipe de transição, que recomendou suspender o consignado para beneficiários do programa social, ou fazer redução da taxa de juros.

O Ministério do Desenvolvimento Social revisou as orientações e junto com a Caixa, decidiram pela suspensão do consignado para beneficiários.

O que muda para quem fez o empréstimo consignado no Caixa Tem e já está pagando?

Segundo informação da Caixa, quem solicitou o empréstimo pelo Auxílio Brasil, não terá nenhuma mudança, prevalece o que já foi estabelecido no contrato. 

“O pagamento das prestações continua sendo realizado de forma automática, por meio do desconto no benefício, diretamente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)”, disse a Caixa.