no , ,

CadÚnico Veja As Situações Em Que o CRAS Pode Te Ajudar

VEJA EM QUE O CRAS PODE TE AJUDAR
VEJA EM QUE O CRAS PODE TE AJUDAR

CRAS significa Centro de Referência em Assistência Social, e é importante lembrar que essa unidade é uma referência em atendimento social, oferecendo diversos serviços à sociedade.

Entre os serviços prestados, destaca-se a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), de fato, que permite que as famílias de baixa renda participem de diferentes programas sociais em nível federal, estadual ou municipal.

Além disso, o CRAS oferece o Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A seguir, apresentamos como funciona a oferta de cada um desses três serviços.

Responsável pela inscrição no CadÚnico

O Estado tem a responsabilidade de assegurar os direitos humanos de seus cidadãos e, sobretudo, para isso, implementa políticas públicas como o Bolsa Família e o Auxílio-gás. Famílias de baixa renda que enfrentam insegurança alimentar podem se cadastrar no CadÚnico para ter acesso a esses e outros benefícios governamentais.

Além disso, há programas que oferecem auxílio na locomoção e na promoção da cultura, como o Identidade Jovem (ID Jovem), que permite gratuidade em passagens interestaduais.

Desse modo, é possível perceber que, enquanto a garantia do direito de locomoção é protegida, a cultura também é incentivada.

O que é o Paif?

O PAIF pode impulsionar a qualidade de vida, fornecer apoio familiar e fortalecer laços. Sendo assim, esse serviço é oferecido às famílias que passam por situações consideradas turbulentas ou de risco.

As famílias recebem visitas em casa e orientações, e o PAIF promove palestras e eventos para ajudar a resolver problemas em regiões periféricas.

Além disso, o serviço orienta as famílias inscritas sobre os programas que podem ser adequados ao seu perfil.

SCFV

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) apresenta objetivos similares ao do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). Entretanto, o público-alvo do SCFV é mais definido e o serviço tem como propósito prevenir o desenvolvimento de capacidades e direitos sociais em geral. O SCFV é estruturado em grupos que levam em consideração as diferentes faixas etárias dos usuários. O público-alvo do SCFV é composto por:

  • Pessoas de todas as idades inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Pessoas com deficiência (PcD);
  • Vítimas de violência;
  • Vítimas de trabalho infantil;
  • Jovens e crianças em idade escolar que não frequentam a escola;
  • Jovens que cumprem medidas socioeducativas;
  • Idosos sem apoio familiar e comunitário ou sem acesso a serviços sociais.