no , , , , ,

CadÚnico vai MUDAR. Confira as mudanças!

CadUnico vai MUDAR. Confira as mudancas!
CadUnico vai MUDAR. Confira as mudancas!

O CadÚnico ou Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é a base de dados utilizada para identificar as pessoas e famílias em maior condições de vulnerabilidade socioeconômica do país e que serve como norte para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para essa população, mas que segundo o próprio governo, vai mudar.

Mas o que vai mudar no CadÚnico e quais serão os impactos dessa mudança para os beneficiários dos programas sociais?

Bem, como todos sabemos, o CadÚnico é a porta de entrada para quem deseja participar de qualquer um dos programas sociais do governo federal, com o Bolsa Família, por exemplo.

Portanto, se você é um dos beneficiários(a) de algum dos programas sociais pagos através do CadÚnico e quer saber o que vai mudar no cadastro, basta ler o texto a seguir.

Governo anunciou que o CadÚnico vai mudar

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), o governo pretende mudar a forma de gerenciamento de dados do CadÚnico.

A ideia é deixar a base de dados do CadÚnico mais segura e eficiente.

O anuncio da novidade foi feito no dia 5 de outubro, durante reunião de Dias com o presidente da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil).

A Atricon será a parceira do governo nesse “upgrade” do CadÚnico.

Governo e Associação fecharam um Acordo de Cooperação Técnico (ACT) para melhorar a base e qualidade dos dados disponíveis no CadÚnico.

Quem também vai participar da parceria é são os Tribunais de Contas, que vão colaborar com a autenticidade dos dados fornecidos pelos beneficiários inscritos.

Dessa forma, será possível fazer um cruzamento de informações com outras bases de dados para confirmar a veracidade de informações.

Segundo aponto o ministro, a atualização dos dados do CadÚnico se faz essencial para a eficiência e melhoria das políticas públicas, assim como para que as famílias continuem recebendo seus benefícios.

Quais mudanças podem acontecer?

Como dito anteriormente, ao mudar a estrutura de gerenciamento de dados do CadÚnico, o governo pretende dar maior segurança as informações do cadastro.

Além disso, a mudança também visa permitir um maior controle sobre a entrada de novos beneficiários do Bolsa Família.

Sendo assim, abaixo seguem alguns exemplo do que mais pode mudar no CadÚnico:

  • A implementação de uma rede de fiscalização junto à Atricon, à Advocacia-Geral da União (AGU), à Controladoria-Geral da União (AGU) e à rede de auditores;
  • Controle mais severo de informações passadas pelos beneficiários aos dados do Cadastro Único;
  • Maior fiscalização sobre os dados repassados;
  • Desenvolvimento de atividades com o objetivo de orientar funcionários da assistência social de todos os municípios a preencherem corretamente as informações necessárias.

Por fim, para mais notícias sobre o programas sociais do governo federal, clique aqui.