A princípio, nesta segunda-feira 23 de janeiro, a prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, dão um início a um mutirão, que vai durar até sábado 28 de janeiro. Este mutirão tem o intuito de cadastrar e atualizar dados de pessoas em situação de rua no Cadastro Único (CadÚnico).
Para quem não sabem, este cadastro é feito para identificar pessoas que precisam ser inseridos em programas sociais do Governo Federal. Além dos programas federais, existem programas estaduais e municipais, com os programas sendo o Auxílio Brasil (Bolsa Família), Vale-Gás Nacional, Tarifa Social de Energia Elétrica.
Entenda o mutirão do CadÚnico
Então, este mutirão está sendo realizado com a ajuda de uma unidade móvel do CadÚnico, sendo feito para atender moradores de rua. Entretanto, existe a expectativa de 400 pessoas sejam atendidas nesta ação.
Dessa forma, nos dias 23,24,26 e 27 vão ser entregue 50 senhas por ordem de chegada. Nos dias 25 e 28, vão ser entregue 100 senhas para quem chegar primeiro. Com o aumento no número de senhas distribuídas acontece em regiões onde existe mais moradores em situação de rua, segundo o Censo 2021.
Que documentos eu devo levar?
Por fim, para a realização do cadastro ou atualização do sistema do CadÚnico, é preciso apresentar documentação de todos membros da família, como RG e CPF. Fora isso, é necessário ter um comprovante de residência.
Neste caso, moradores de rua não tem endereço fixo, sendo possível informar um endereço de algum serviço da rede socioassistencial. Mas o solicitante já tem que estar cadastrado ou do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região onde recebe o atendimento.
Com todos que se encontram em situação de rua, podem realizar o seu cadastro ou atualizar o CadÚnico cinco dos seis Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros Pop), que são distribuídos em São Paulo.
Bolsa Família tem novos critérios?
Nesta transição de governo Bolsonaro para Lula, foi feita mudanças nos critérios para o beneficiário manter o Bolsa Família, curioso? Clique aqui, e saiba mais sobre este assunto e fique atento para não perder seu benefício