no ,

Bolsonaro sanciona no apagar das luzes projeto de lei da LDO

Bolsonaro sanciona no apagar das luzes projeto de lei da LDO
Bolsonaro sanciona no apagar das luzes projeto de lei da LDO

No apagar das luzes, nos acrescimentos do segundo tempo, o futuro ex presidente Jair Bolsonaro (PL) acabou por sancionar com vetos a PLN n° 39/2022, que estabelece pontos relacionados à execução da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

A medida foi assina no ultimo dia 28, quarta-feira, há 3 dias de “Jair” deixando o cargo.

Contudo, essa não pegou bem entre os parlamentares, visto que Bolsonaro fez vetos importantes no orçamento de 2023 aprovados pelo congresso.

Como é de praxe de Jair, ele utilizou o argumento que ele mais gosta de usar quando ele não consegue compreender a dimensão e a diversidade do povo brasileiro, alegando que não eram de interesse público.

A saber, o futuro ex presidente utilizou esse argumento mais de uma vez para vetar R$ 10 bilhões de reais do orçamento da Cultura, referentes as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc II.A

Afirmou que não era de interesse público o financiamento em cultura. Até hoje esse dinheiro está bloqueado.

Entretanto, Jair ainda alegou que outros vetos eram referentes a pontos inconstitucionais.

Mas como ele pode decidir isso, se ao que demonstrou ao longo desses 4 anos é que Jair não conhece absolutamente nada da constituição.

Confunde inclusive atos de vandalismo, ofensas pessoais e calunia com liberdade de expressão.

Complicado essa falta de entendimento sobre uma questão tão simples da lei, por um presidente da república.

Principais Vetos de Bolsonaro

De acordo com Bolsonaro, o ponto mais relevante com relação ao corte foi à possibilidade do Poder Executivo ter direito de reclassificar emendas.

Dessa forma, o Poder Executivo poderia reclassificar as emendas do relator, as RP9, para emendas discricionárias, as RP2. Isso foi vetado pelo chefe de Estado.

Assim, Bolsonaro sanciona o PLN, porém, destacando esse veto:

“A proposição legislativa incorre em vício de inconstitucionalidade, pois desrespeita a pertinência temática exigida, ao veicular matéria estranha ao projeto de lei”

Entretanto, o veto realizado por Bolsonaro com relação ao Projeto de Lei do Congresso Nacional do LDO não parou aí,

Assim também Bolsonaro realizou veto com relação aos restos a pagar. Isto é, esta verba seria destinada ao pagamento de relativos de contratos e convênios, e havia a tentativa de quitá-la apenas após 31 de dezembro de 2023.

 “A proposição legislativa incorre em vício de inconstitucionalidade, haja vista os dispositivos incidirem sobre a execução de despesas de outros exercícios financeiros”

Lei de Diretrizes Orçamentárias

Primeiramente, a LDO é a lei que orienta e determina o orçamento das contas fiscais e da seguridade nacional.

Assim, o Estado brasileiro utiliza a Lei de Diretrizes Orçamentárias para determinar as prioridades financeiras do governo brasileiro no próximo ano.

Quer saber mais sobre Bolsonaro, clique aqui.