no , ,

Bolsonaro e Caiado discutem futuro da Reforma Tributária em encontro crucial

Bolsonaro e Caiado discutem o futuro do Brasil
Bolsonaro e Caiado discutem o futuro do Brasil

No último encontro entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, a reforma tributária foi o prato principal. A reunião com duracao aproximada de três horas ocorreu nesta sexta-feira, no Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual de Goiânia.

Após o término do almoço, Bolsonaro afirmou estar extremamente alinhado com o pensamento de Caiado. “Estou 99% alinhado com Caiado no tocante à reforma tributária”, declarou.

O que é a Reforma Tributária?

A reforma tributária, como o nome sugere, indica uma série de mudanças no sistema de tributação. Entre os objetivos principais esse tipo de reforma busca simplificar o sistema tributário tornando-o mais eficiente, ao mesmo tempo em que promove um ambiente de negócios mais favorável.

Por que Caiado é contra a reforma tributária?

Ronaldo Caiado, o governador de Goiás, tem se posicionado contra a reforma tributária. Segundo suas próprias palavras as mudanças sugeridas na reforma enfraquecem os estados. A sugestão dada por ele foi para que primeiro seja reformulado os tributos federais e só depois, em um segundo momento, aos demais entes federados.

Como a Reforma Tributária afetará nosso país?

A reforma tributária encontra-se em instância de análise pelo Senado e de acordo com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, o texto deve ir ao Plenário até a metade deste semestre. Estima-se que este seja um dos grandes debates políticos de 2023. A reforma tributária pode criar um cenário novo para o Brasil, tanto na esfera econômica quanto política. As mudanças podem influenciar desde a arrecadação dos estados, como aponta Caiado, até o cenário de investimentos e negócios no país.

Entender e acompanhar as mudanças e debates envolvendo a reforma tributária deveria ser de interesse comum, já que de uma forma ou de outra, as decisões tomadas afetam toda a população brasileira. Vale ressaltar que a mudança no sistema de tributos precisa ser feita de forma cautelosa para que não resulte em danos maiores aos entes e à população.