no ,

Bolsa Família sofre mudanças?

Bolsa Família sofre mudanças?
Bolsa Família sofre mudanças?

Com os plano do governo em relançar o Bolsa Família em março deste ano para finalmente substituir o Auxílio Brasil. Mesmo sendo similar ao programa do governo anterior, muitas pessoas estão com dúvidas de como vai funcionar e quem tem direito a tal benefício.

Primeiramente, este benefício é pago por família, independente de quantos membros a família tenha. Significando que, duas pessoas que moram em uma residência e são do mesmo núcleo familiar não podem receber separadamente.

Além disso, este é o motivo que o atual governo está realizando um pente-fino no Bolsa Família. Segundo o ministro de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Wellington Dias, muitas pessoas estão fraudando o sistema do governo.

Quem tem direito a receber o Bolsa Família?

Nesse sentido, mesmo sem todas as regras do Bolsa Família ainda não terem sido divulgadas, já se sabe que o programa em 2023 tem estes requisitos para as família:

  • Com Cadastro Único (CadÚnico) ativo;
  • Cuja a renda mensal é de R$ 105 por pessoa;
  • Com gestantes, lactantes e integrantes com menos de 21 anos, desde que a renda per capita não ultrapasse os R$ 205.

E outro ponto importante, é que um membro da família deve se apresentar como representante deste grupo. Pois ele será o responsável para manter o CadÚnico atualizado, com o repasse mensal sendo feito em seu nome.

Pente-fino no programa

Por fim, o Bolsa Família está sofrendo um pente-fino que começou em janeiro deste ano. Com mais de 10 milhões de beneficiários estão sendo avaliados, com a maioria fazendo parte de três grupos principais:

  • Quem está com o CadÚnico desatualizado há mais de 2 anos;
  • Quem tem uma renda per capita maior do que a estabelecida pelo teto;
  • Famílias unipessoais.

Dessa forma, pessoas que estão se apresentando como famílias unipessoais, acabam sendo informação falsa, porque eles estão integrando outro grupo familiar que já recebe este benefício. Assim, uma única família pode star sacando dois ou até mais repasses mensais deste benefício.

Então, todos beneficiários que forem pegos pelo pente-fino do governo federal, vão ter o seu repasse cortado imediatamente.