Os cortes nos benefícios do Bolsa Família prometido pelo governo Lula continuam a todo vapor e de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, nesse mês de abril foram mais 1,2 milhão de cadastros suspenso.
A informação foi publicada na última quarta-feira, 12.
A suspensão do cadastro do Bolsa Família dessas pessoas se deu como parte do processo de pente-fino que o governo está realizando no CadÚnico.
O objetivo é encontrar cadastro irregulares e assim, repassar esse benefício a quem realmente precisa.
De acordo com o governo, quase todos os benefícios suspensos durante o pente-fino do governo no Bolsa Família, são de famílias unipessoais que realizaram o cadastro no segundo semestre do não passado.
Portanto, quem teve seu benefício suspenso vai precisar retornar ao CRAS da sua região e atualizar as informações para voltar a receber o benefício.
Bolsa Família suspenso, como recuperar o benefício?
Os beneficiários e beneficiárias que realizaram o cadastro no Bolsa Família nos últimos seis meses de 2022, que moram só e tiveram o benefício suspenso, tem até 60 dias para ir ao posto de atendimento de seu município e atualizar as informações do Cadastro Único.
Assim, ao comparecer ao posto do Bolsa Família, o beneficiário deve estar com todos os seus documentos em mãos.
Todavia, será preciso a pessoa assinar um termo no qual afirma que mora sozinha.
Depois disso, o município pode desbloquear o benefício. As parcelas bloqueadas serão pagas de forma retroativa.
Aviso por SMS
De acordo com o governo, os beneficiários(a) que tiveram o Bolsa Família suspenso nesse mês de abril, receberam a seguinte mensagem por SMS:
“MDS INFORMA: Se você mora sozinho (a), atualize o cadastro para o Bolsa Família. Se mora com a sua família, cancele o seu Cadastro Único no aplicativo”
Moro com a minha família, mas me cadastrei como unipessoal. E agora?
As pessoas que moram só, mas se cadastraram como unipessoal, não precisam se dirigir ao posto do Bolsa Família para cancelarem o benefício.
É possível cancelar o seu Bolsa Família através do aplicativo e do portal do oficial do Cadastro Único (CadÚnico)
Caso realize o procedimento pelo aplicativo, logo após realizar o login, selecione a opção Consulta Completa. Ali você encontra a oopção de cancelar o cadastro.
Enfim, após cancelar o seu cadastro, é só agendar um atendimento para fazer um novo cadastro corretamente com os dados familiares corretos.