no , , , , ,

Bolsa Família marca PESAGEM OBRIGATÓRIA de beneficiários!

Bolsa Familia marca PESAGEM OBRIGATORIA de beneficiarios!
Bolsa Familia marca PESAGEM OBRIGATORIA de beneficiarios!

O Bolsa Família retornou em 2023, não só com novos benefícios, mas também com novas regras para que as famílias beneficiárias possam se manter no programa e entre essas novas regras, está a pesagem obrigatória.

Todas essas novas regras e benefícios fazem parte do novo Bolsa Família, que ao mesmo tempo que passou a pagar um valor mais significativo e compatível com a composição da família beneficiária, passou também a ser mais exigente em seus critérios de permanência no programa.

Inclusive, o governo começou a fazer no mês de março, um pente-fino no cadastro das famílias beneficiárias do programa. O motivo foram os inúmeros indícios de irregularidades nos cadastros que o Bolsa Família herdou do Auxílio Brasil.

Pente-fino esse que levou ao corte de milhões de beneficiários do Bolsa Família, que recebiam o benefício sem atender minimamente aos critérios do programa.

Pois bem, a seguir vamos conhecer os detalhes da nova regra de pesagem obrigatória, que poucas pessoas conhecem, do Bolsa Família.

Conheça a nova regra de pesagem do Bolsa Família

Como dissemos acima, o Bolsa Família retornou em 2023 com novas regras de adesão e critérios de permanência, além de novos benefícios.

Entre essas novas regras está a pesagem obrigatória, que vai acontecer entre os meses de setembro e novembro.

Conforme é de conhecimento geral, um dos motivos da criação do Bolsa Família foi combater a fome e a insegurança alimentar.

Esse é o sentido da nova regra de pesagem do Bolsa Família, acompanhar a questão nutricional das crianças.

Ou seja, é uma forma de garantir que os dependentes estão realmente tendo acesso aos recursos do programa, que como dissemos anteriormente, tem como foco garantir a alimentação das crianças.

O cumprimento das regras é o que garante a permanência no programa e consequentemente, o pagamento das parcelas.

Veja como acontece a convocação

Primeiramente, é importante destacar que a regra da pesagem se aplica apenas as famílias que possuem crianças e recebem o pagamento adicional do Bolsa Família.

A pesagem faz parte das regras de acompanhamento, que como dissemos, acontece entre setembro e novembro.

Sobre a convocação, ela é feita pela prefeitura do município, que é responsável por entra em contato com a família beneficiária para confirmar o agendamento da pesagem, que deve ser realizada nas unidades de saúde de cada bairro.

A responsável familiar deve comparecer a pesagem com as crianças da família, que vão passar pela pesagem por profissionais da saúde.

Por fim, para mais notícias sobre o Bolsa Família, clique aqui.