no , , , , , ,

Bolsa Família liberou empréstimo CONSIGNADO? Confira a novidade!

Bolsa Familia liberou emprestimo CONSIGNADO?
Bolsa Familia liberou emprestimo CONSIGNADO?

O Bolsa Família foi extinto em 2021 pelo então presidente fujão, Jair Bolsonaro (PL), que o substituiu pelo mal sucedido Auxílio Brasil e um dos exemplos que podem demonstrar os motivos do programa bolsonarista ter sido um fracasso, foi a forma como a modalidade do empréstimo consignado foi oferecida as famílias que recebem o benefício.

Após o retorno de Lula à presidência em 2023, o petista ressuscitou o Bolsa Família, mas não antes da fazer um pente-fino no Auxílio Brasil.

O programa bolsonarista estava repleto de indícios de irregularidades e fraudes tanto nos cadastros, como na concessão de benefícios, entre eles, do empréstimo consignado.

Por conta desses indícios, o governo resolveu cancelar a modalidade do consignado para o Bolsa Família, que herdou o cadastro do Auxílio Brasil.

Até então, o empréstimo consignado estava disponível apenas para:

  • Funcionários públicos
  • CLT
  • Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)

No entanto, após uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), o empréstimo consignado do Bolsa Família foi liberado novamente.

A seguir, vamos conhecer todos os detalhes sobre o retorno da modalidade e como os beneficiários do programa podem solicitar o empréstimo.

STF autorizou empréstimo consignado para Bolsa Família

Na modalidade de consignado, o valor da parcela é descontado diretamente na folha de pagamento de quem solicitou o empréstimo.

Ou seja, as famílias que aderirem ao consignado vão receber uma parcela menor do que os R$ 600 determinados pelo Governo.

O retorno da modalidade só foi possível após a decisão do STF sobre a legalidade da modalidade, desde que as regras sofram alterações em relação ao que era feito com o Auxílio Brasil.

Inclusive, Bolsonaro passa por investigação tanto no STF, quanto no STE (Superior Tribunal Eleitoral) pelo uso politico do programa social durante o período eleitoral.

De acordo com documentos internos, a Caixa deixou de oferecer o consignado do Auxílio Brasil após o resultado do segundo turno das eleições, na qual Bolsonaro foi derrotado pelo presidente Lula.

Á época o escândalo foi tão grande, que todos os bancos do país se recusaram a oferecer o consignado, com exceção da Caixa Econômica, que estava sob a direção Pedro Guimarães, aliado de Bolsonaro e que também é investigado junto com o Fujão.

Aliás, Guimarães é réu na justiça por assedio sexual e moral contra servidoras da Caixa Econômica.

Consulte o calendário Setembro de 2023

O calendário de pagamento do programa leva em consideração o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social) dos beneficiários.

Ademais, confira abaixo o calendário de pagamentos do Bolsa Família de setembro.

  • 18 de setembro: NIS final 1 (possível antecipação para dia 16);
  • 19 de setembro: NIS final 2;
  • 20 de setembro: NIS final 3;
  • 21 de setembro: NIS final 4;
  • 22 de setembro: NIS final 5;
  • 25 de setembro: NIS final 6 (possível antecipação para dia 23);
  • 26 de setembro: NIS final 7;
  • 27 de setembro: NIS final 8;
  • 28 de setembro: NIS final 9;
  • 29 de setembro: NIS final 0.

Por fim, para mais notícias sobre o Bolsa Família, clique aqui.