no , , , ,

Bolsa Família: governo começa nova fase do pente-fino

Bolsa Familia: governo comeca nova fase do pente-fino
Bolsa Familia: governo comeca nova fase do pente-fino

O Bolsa Família está passando por um pente-fino no seu cadastro de beneficiários(a) desde o início de fevereiro e agora entrou uma nova fase que tem seu foco nos perfis das famílias consideradas unipessoais.

O ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) nomeou a etapa de Averiguação Cadastral Unipessoal.

Nessa etapa serão verificadas as inconsistências cadastrais na composição familiar de beneficiários de programas sociais que estão no CadÚnico e não somente do Bolsa Família.

O foco do pente-fino nessa fase acontece nas famílias unipessoais por conta do grande aumento de beneficiários(a) do perfil durante o 2° semestre do ano passado, referente ao período do eleitoral.

Atualmente estão cadastradas como famílias unipessoais no CadÚnico 8,2 milhões beneficiários(a), dos quais 5,1 milhões são recebem o Bolsa Família.

O pente-fino conta com 3 etapas, a Averiguação Unipessoal é uma dessas.

Assim, o governo acredita que vai poder fazer com os programas sociais alcance as famílias que realmente precisam.

Governo inicia nova fase do pente-fino no CadÚnico

Para se ter uma ideia, somente no mês de março foram cerca 1,2 milhões de cadastros unipessoais suspensos por indícios de irregularidades relacionadas ao orçamento familiar permitido pelo Bolso Família.

O limite mensal permitidos pelo programa para que a família tenha direito a receber o benefício é de R$ 218 por membro familiar.

É o caso, por exemplo, de uma família composta de seis pessoas, em que apenas um dos integrantes trabalha e recebe mensalmente um salário mínimo, que hoje é de R$ 1.302.

O mesmo vale para o caso das famílias unipessoais.

Dessa forma, caso o pente-fino ou a Averiguação Unipessoal identifique, por exemplo, que o beneficiário(a) mora com a família, ele provavelmente perderá o Bolsa Família.

Contudo, cortes equivocados também estão acontecendo, e caso a pessoas se sinta injustiçada, ela deve procurar o CRAS da sua região e atualizar ou fazer um novo cadastro.

Assim como as famílias que não atualizam o seu cadastro a pelo menos 2 anos, também devem atualizá-los para não correr risco de ter o benefício suspenso.

A saber, o governo também está fazendo um cruzamento de dados pessoas de beneficiários(a) da Tarifa Social de Energia Elétrica e do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).

Ademais, para quem continua recebendo o Bolsa Família, a baixo segue o calendário de completo do mês de abril.

Calendário de pagamento de abril do Bolsa Família

  • NIS com final 1: pagamento no dia 14 de abril;
  • NIS com final 2: pagamento no dia 17 de abril;
  • NIS com final 3: pagamento no dia 18 de abril;
  • NIS com final 4: pagamento no dia 19 de abril;
  • NIS com final 5: pagamento no dia 20 de abril;
  • NIS com final 6: pagamento no dia 24 de abril;
  • NIS com final 7: pagamento no dia 25 de abril;
  • NIS com final 8: pagamento no dia 26 de abril;
  • NIS com final 9: pagamento no dia 27 de abril;
  • NIS com final 0: pagamento no dia 28 de abril.

Por fim, para mais novidades sobre o CadÚnico, clique aqui.