no , ,

Bolsa Família: cronograma e regras para recadastramento

Bolsa Familia cronograma e regras para recadastramento
Bolsa Familia cronograma e regras para recadastramento

A famílias beneficiárias do Bolsa Família que estão há mais de 2 anos sem atualizarem os seus cadastros do programa, vão ser convocadas para realizarem a atualização e averiguação cadastral.

Caso o responsável familiar não compareça para realização do procedimento em um prazo de 2 meses, o benefício será cancelado.

A saber, beneficiários(a) que não atualizam o CadÚnico desde 2016/2017 e que não comparecerem para a atualização cadastral podem ter seu benefício cancelado a partir do mês de maio.

De acordo com Ministério do Desenvolvimento Social, que divulgou o cronograma na sexta-feira (3), as atualizações seguem até o ano que vem.

Atualização do CadÚnico para o Bolsa Família

O processo de recadastramento dos beneficiários do Bolsa Família faz parte é parte de conjunto de ações para identificar quem está recebendo o benefício sem que esteja dentro do perfil do programa.

Assim como de agregar novas famílias que tem direito ao Bolsa Família, mas não recebem o benefício.

Desse modo, abaixo segue o cronograma publicado pelo goveno.

Cronograma de recadastramento

A partir de fevereiro de 2023, se o ano de última atualização for 2016 ou 2017

A partir de dezembro de 2023, se o ano de última atualização for 2018, 2019 ou 2020

Em 2024 se o ano de última atualização for 2021 O Bolsa Família foi remodelado e relançado pelo governo Lula (PT). Veja aqui o que mudou.

Segundo Wellington Dias, mais de 1,5 milhão de famílias serão excluídas do Bolsa Família em março, visto que não estão dentro do perfil do programa.

Cerca de 400 mil famílias desse total 1,5 milhão, são de famílias unipessoais, que foi um dos principais causas do inchaço do Bolsa Família.

Segundo a secretária de avaliação, gestão da informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo, todos os meses milhares de pessoas atualizam o cadastro.

Letícia disse que inicialmente a atenção será sobre os cadastros desatualizados de 2016 e 2017 e na verificação de composição familiar.

As pessoas que não estiverem dentro do perfil do programa serão excluídas imediatamente.

Ainda segundo Letícia, o ministério ainda vai publicar orientações sobre prazos acertados com os municípios.

Por fim, as prioridades nesse primeiro momento é a visita a domicílios e beneficiários com mais de 50 anos, além de portadores de deficiência.

Para mais notícias sobre o Bolsa Família, clique aqui.