no

Benefícios do INSS para TRANSTORNOS mentais e afastamento do trabalho

Benefícios do INSS para TRANSTORNOS mentais e afastamento do trabalho
Benefícios do INSS para TRANSTORNOS mentais e afastamento do trabalho

Segundo INSS o motivo da ausência do trabalho é cada vez mais doenças mentais.

Quais solicitar?

Segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), assim, um total de 12 bilhões de dias de trabalho por ano são “desperdiçados” devido à depressão e à ansiedade.

Portanto, as doenças psicológicas custam à economia global quase US$ 1 trilhão, segundo organizações. E diante desses números relevantes, a OMS fornece diretrizes para o gerenciamento de riscos à saúde mental no local de trabalho.

INSS Final de Ano – Verifique o que funciona!

Transtornos mentais INSS

Milhares de trabalhadores brasileiros se afastam de suas atividades todos os anos devido a doenças psiquiátricas decorrentes do ambiente de trabalho.

Entretanto, segundo a OMS, a ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros, e os transtornos mentais são responsáveis ​​por mais de um terço do número de pessoas impossibilitadas de trabalhar na América.

Assim, segundo especialistas, o ambiente de trabalho mesmo em home office pode acarretar uma série de problemas de saúde para funcionários de empresas estatais e privadas.

E as situações resultantes associadas às atividades profissionais geram uma série de problemas, como estresse, ansiedade, depressão, transtorno bipolar, síndrome de burnout.

Esses transtornos mentais impossibilitam a atuação do trabalhador. Mas os segurados do INSS têm benefícios como garantia.

Quer saber quais são esses benefícios? Continue lendo abaixo.

Auxílio-doença INSS

Os segurados do INSS que pagam suas contribuições podem utilizá-lo quando se sentirem impossibilitados de realizar seu trabalho. Esses são benefícios que podem afastá-lo temporária ou permanentemente.

Em relação à ansiedade, ela é considerada uma doença psiquiátrica, sendo a mais conhecida delas o TAG (transtorno de ansiedade generalizada).

O auxílio-doença é um dos benefícios para casos de ansiedade e depressão.

Dessa forma, o segurado pode receber um benefício após deixar o emprego para se dedicar ao tratamento, até porque não pode ficar sem uma renda mensal para se alimentar e receber tratamento.

Para ter direito ao auxílio-doença, você deve ter uma carência de 12 contribuições, estar incapacitado para o trabalho por mais de 15 dias e estar segurado.

Veja aposentadoria por Invalidez 

Destina-se a segurados com incapacidade total e permanente para o trabalho, incluindo reabilitação em outras funções/profissões.

Isso significa que a incapacidade de seu transtorno mental deve ser capaz de incapacitar completamente o segurado e inviabilizá-lo para o trabalho. Geralmente ocorre em doenças psiquiátricas graves, como transtorno esquizoafetivo.

Auxílio-acidente INSS

Pessoas com transtornos mentais também podem ter direito ao auxílio-acidente. Mas isso acontece em situações muito específicas.

Exemplo: Uma pessoa sofre um acidente a caminho do trabalho. Pode não haver efeitos físicos a longo prazo, mas uma pessoa pode começar a desenvolver ataques de pânico ou ansiedade como resultado do acidente.

Dependendo da situação, essas doenças podem piorar com o tempo e causar consequências para o resto da vida.

Pode acontecer que a pessoa em questão continue trabalhando, mas somente um especialista do INSS poderá dizer e dar um diagnóstico final do caso.

Confira também aposentadoria para pessoa com Deficiência

De acordo com a lei, uma pessoa com deficiência é considerada aquela que possui deficiências físicas, mentais, intelectuais ou sensoriais de longo prazo que impedem a participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Verificada essa situação, o segurado terá direito à aposentadoria por invalidez. Pode ser de acordo com a idade e período da postagem.

Esse tipo antecipa o momento de solicitar um benefício. Portanto, quanto mais grave, mais cedo a pessoa pode se aposentar.

Veja como solicitar pela internet?

Os primeiros procedimentos podem ser realizados exclusivamente pela internet ou por agendamento no telefone 135.

O exame será agendado oportunamente pelo INSS, devendo assim, o segurado comparecer munido de todos os documentos e exames médicos cabíveis.

Entretanto, a pessoa que optar por baixar o aplicativo no celular deverá se cadastrar com um nome de usuário e senha utilizando o CPF do segurado e a senha vinculada para acessar o portal.

No menu de serviços, selecione o campo “agendar habilitação”, onde você pode clicar em “habilitação inicial” caso nunca tenha feito, “expandir habilitação” caso já esteja utilizando o benefício, ou ainda “reagendar habilitação” (se já tiver sido agendado).