no

Beneficiário irregular pode se descadastrar por app: veja como

Como se descadastrar do Bolsa Família no app
Saiba como cancelar Cadastro Único online

Milhares de famílias que recebem o Bolsa Família, mas que não estão cumprindo as regras, podem sair do programa de modo simples e rápido, para isso, o beneficiário irregular pode se descadastrar por app.

Se excluir do Bolsa Família, caso tenha conhecimento de que, de fato, não está recebendo de acordo com as exigências do programa social, é uma atitude que pode evitar futuros problemas.

De acordo com uma medida publicada no Diário Oficial da União, beneficiários do Bolsa Família pode fazer solicitação de remoção de dados online.

Ou seja, sem que precise sair de casa, pode fazer tudo pelo aplicativo, mas apenas nos dias úteis, de segunda a sexta, das 7 da manhã até às 21h.

A publicação no D.O é uma portaria autorizada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Um dos grupos mais visados pelo governo para se descadastrar do CadÚnico, são as famílias unipessoais.

Beneficiários que declararam morar sozinhos, mas que moram mna mesma casa com a família, pois vivem com outros membros da família na mesma residência, então não podem estar inscritas como família unipessoal.

O Governo Federal estima que cerca de 2,5 milhões de beneficiários recebem o benefício de maneira irregular e isso é fraude.

Mudanças no Bolsa Família pode cancelar milhões de benefícios

O novo governo, soube das possíveis fraudes no programa social, o então Auxilio Brasil, antes mesmo do presidente Lula tomar posse.

A equipe de transição, enquanto trabalhava em Brasília, tomando conhecimento da situação do país, identificou um aumento nas solicitações de famílias unipessoais inesperado.

Essa informação foi passada ao presidente Lula na entrega do relatório final, recomendando que fosse realizado um levantamento nos cadastros do programa social.

Seguindo as recomendações, o governo já identificou cerca de 2,5 milhões de famílias beneficiárias que estão participando do programa social com irregularidades.

Com cancelar o cadastro no aplicativo

O beneficiário que quiser cancelar o cadastro e deixar de receber o benefício do Bolsa Família, por estar irregular, deve aguardar o aviso que o governo, por meio MDS, irá enviar a partir de março.

Algumas famílias, talvez tenham que apenas atualizar o cadastro,e quanto outras serão suspensas do programa.

Em nota, o governo informou como será: “As pessoas serão avisadas por mensagens de extrato e até mesmo por SMS”.

Acesse o site do Cadastro Único (CadÚnico) ou baixe o aplicativo. Em seguida, clique na opção consulta 

Depois clique no botão voltar e selecione a opção cancele seu cadastro para confirmar.

Quem já tem o app do Cadastro Único, o ideal é atualizar antes de cancelar.