no , , ,

Batalha entre órgãos! INSS bloqueia os dados do Bolsa Família!

INSS bloqueia dados do bolsa família
INSS bloqueia dados do bolsa família

INSS bloqueia dados do Bolsa Família gerando uma batalha entre órgãos. Com a posse do presidente Lula (PT), a reformulação do novo Bolsa Família está em andamento. Segundo relatórios do Governo de Transição, mais de 10 milhões de beneficiários estão irregulares. Entenda melhor os rumos desta batalha.

O INSS armazena grande parte dos dados necessários para formulação de políticas públicas, nesse sentido sem esses dados é inviável a análise dos beneficiados. Entretanto o que culminou no bloqueio dos dados por parte do INSS?

O Ministério do Desenvolvimento Social e o INSS estão em conflito devido à dificuldade de compartilhamento de informações. A disputa dificulta a atualização do Cadastro Único, o que pode afetar o processo de reformulação do Bolsa Família.

Até agora, o INSS se mantém firme na posição de que as informações são confidenciais e não podem ser divulgadas, o que tem gerado um impasse. Enquanto isso, a AGU e a PGFN já se manifestaram favoráveis ao compartilhamento.

Mesmo com a medida sendo realizada de forma limitada, a decisão do INSS continua a impedir a otimização do processo de reformulação do Bolsa Família.

Bolsa família com inconsistência e irregularidades são os motivos para bloqueio de dados do INSS. Alegando informações sigilosas a questão causa “batalha entre os órgãos”.

O governo não apresentou data para conclusão das avaliações. Porém, o ministro Wellington Dias prevê que o processo seja encerrado em breve. Por exemplo os relatórios do Governo de Transição apontaram um aumento no número de participantes em 2022.

Ainda mais o representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome afirmou que os beneficiários que não atendem aos requisitos terão a chance de solicitar o desligamento do programa.

Todavia ele enfatizou que apenas aqueles que legalmente têm o direito receberão o benefício. A declaração foi feita durante o discurso de posse do ministro em janeiro.