Segundo dados fornecidos pela empresa de serviços financeiros UBS Group, indicaram que o banco digital Nubank ultrapassou o Santander e tornou-se, em 2022, o 5º maior banco do Brasil em número de clientes. Sobretudo, a instituição possui a menor taxa de reclamação no Banco Central dos 15 principais bancos.
Ainda segundo o levantamento feito a partir da base de dados do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro (CCS) e do Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR), o Nubank ampliou em 4,24 milhões o número de usuários em comparação com o trimestre anterior.
Ranking dos TOP 10 maiores bancos brasileiros
Em relação ao número de clientes foi baseado o ranking. Dentre eles os 5 maiores bancos do Brasil, é preciso considerar que a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil são, respectivamente, um banco público e outro misto. Portabnto, há benefícios e programas do Governo que exigem a abertura de conta em um deles.
Então nesse caso, observar uma fintech como o Nubank ter destaque no ranking mostra o potencial de crescimento dos bancos digitais. Veja, a seguir, o número consolidado de usuários para 2022 dos 10 maiores bancos do país:
- Caixa Econômica Federal: 148,13 milhões de clientes;
- Bradesco: 102,81 milhões de clientes;
- Itaú: 97,71 milhões de clientes;
- Banco do Brasil: 74,13 milhões de clientes;
- Nubank: 69,08 milhões de clientes;
- Santander: 62,03 milhões de clientes;
- Original: 47,99 milhões de clientes;
- Mercado Crédito: 43,10 milhões de clientes;
- Ame Digital: 31,1 milhões de clientes;
- PagBank: 27,72 milhões de clientes.
Fintechs X bancos tradicionais
Contudo, de acordo com dados do Banco Central, as fintechs de crédito como Nubank, Original e outros, ampliam seu público de forma mais rápida do que os bancos tradicionais. Apenas o Nubank, por exemplo, conquistou mais de 14,9 milhões de clientes em 2022.
Vale ressaltar, outra informação interessante é que, somando os 5 primeiros colocados, existem quase 480 milhões de contas. Isso quer dizer que, os consumidores estão com diversas contas em diferentes bancos.
Em resumo, quando o assunto são reclamações no Banco Central no último trimestre de 2022, o Nubank é apenas o 14°, com 6,9% de reclamações procedentes. Se considerar os bancos da lista dos maiores em números de clientes, merecem destaque ainda as seguintes instituições:
- O Inter aparece como o 2 º com mais reclamações no Bacen, com 36,9% de reclamações válidas;
- O Bradesco figura na 5ª posição (21,64%) e o Santander em 6º (21,05%);
Por fim, a lista dos bancos com mais reclamações é liderada pelo BTG Pactual/Banco PAN, que possui cerca de 21,1 milhões de clientes e atingiu o índice de 76,13% de reclamações procedentes.