no , ,

Banco Central alerta sobre golpes no WhatsApp; confira

Banco Central alerta sobre golpes no WhatsApp; confira

Saiba o alerta do Banco Central relacionado a golpes no WhatsApp.

A princípio, o Banco Central emitiu um alerta aos contribuintes sobre esquemas fraudulentos que envolvem o Sistema de Valores a Receber (SVR).

Sendo assim, é preciso ficar atento para não cair em golpes, afinal hoje é relativamente simples transferir dinheiro pelo Pix, logo, ficar atento é fundamental.

Dessa maneira, continue a leitura até o final e saiba como funciona esse sistema e como evitar o Golpe do Recebíveis, golpe que vem sendo empregado via WhatsApp.

Comunicado do Banco Central

Após a descoberta o Banco Central emitiu um alerta de vários golpes envolvendo o Sistema de Recebíveis, o BCB tomou medidas para auxiliar os contribuintes.

Dessa forma, o comunicado foi publicado no site do banco e nas redes sociais, informando o público sobre os golpes e como evitá-los.

Golpes são empregados via WhatsApp, os golpistas informam a vítima que tem acesso aos seus dados e que vão rouba-los.

Como é realizado o golpe dos Valores a Receber?

O criminoso utiliza o WhatsApp para abordar a vítima, as alegações segundo o alerta do Banco Central são:

  • Heranças;
  • Dinheiro esquecido em conta corrente;
  • Dinheiro esquecido em conta poupança;
  • Entre outras fontes.

Após explicar o valor da fonte de renda falsa para a vítima, os golpistas enviam um link via WhatsApp para “receber” esses valores via Pix.

No entanto, se você clicar no link, ao invés de receber os valores, os golpistas roubam suas informações pessoais, incluindo senhas de contas de redes sociais, bem como software espião em seu smartphone.

Ou seja, fique atento ao alerta do Banco Central e não caia nesse golpe.

Como não sofrer o golpe?

Portanto, lembre-se, o sistema de valores futuros não está disponível atualmente, ele voltará em breve, a nova data de reabertura do sistema para novas consultas e resgate dos saldos existentes será divulgada em breve.

Desse modo, para evitar o golpe dos Valores a Receber, busque informações em canais oficiais do Banco Central que alerta e dá dicas para não ser uma vítima:

  • As consultas do Sistema de Valores ao Conselho seguem suspensas.
  • O único site que disponibiliza informações sobre débitos em aberto é https://valoresareceber.bcb.gov.br/
  • O Banco Central não envia links nem entra em contato com você para discutir o sistema de valores ou para confirmar suas informações pessoais.
  • Somente a instituição que consta no Sistema de Recebíveis poderá entrar em contato com você, jamais solicitará sua senha.
  • Não abra links suspeitos via e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
  • Não pague para acessar as informações.