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Balanço anual de empresa; confira como realizar

Balanço anual de empresa; confira como realizar

Veja aqui como acontece o balanço anual de uma empresa e sua importância para manter o negócio sempre regularizado com os órgãos financeiros do governo.

Gerenciar uma empresa é entender os lucros e prejuízos de um determinado período, quais ações deram certo e quais investimentos fracassaram, por exemplo. Para organizar essa vasta quantidade de dados, as empresas utilizam o demonstrativo financeiro.

É recomendado para todas as organizações, em geral, escrever este documento, a fim de ter tudo certo para que possa ser aprovada pelo governo. Porém, nas sociedades com acionistas, a descrição é obrigatória, conforme Lei 6.404/1976.

Processo de um balanço anual

De acordo com o Portal do Orçamento do Senado Federal, uma demonstração financeira é “uma demonstração contábil que descreve as receitas e despesas orçamentárias em um momento específico, bem como as receitas e pagamentos extra-orçamentários”.

Como resultado, este documento deve incluir a demonstração financeira, levando em consideração o ativo, o passivo e o patrimônio da empresa.

Nesse sentido, é importante reconhecer que os ativos para a empresa podem gerar receitas, enquanto os passivos são as despesas, dívidas e financiamentos da organização.

Como resultado, o patrimônio líquido é a diferença entre os ativos e passivos identificados anteriormente, esse capital é realmente de propriedade e compartilhado pelos acionistas e proprietários.

Instruções para realizar o balanço financeiro

Agora que você reconheceu a importância da elaboração deste documento, pode entender que, para facilitar o processo de construção do mesmo, é possível realizar algumas etapas anteriores.

Isso é feito mantendo registros de ativos e passivos atualizados e divididos por mês. Se o autor priorizar as informações, tudo o que ele precisa fazer é combinar todas as informações em um único documento.

Invista em planilhas ou softwares que facilitem o acesso e um controle mais eficaz, além de evitar a perda de dados físicos. Além disso, este método deixa melhor os cálculos e é possível adicionar documentos digitalizados.

Plano de balanço anual

Se você já possui todas as informações necessárias para o seu balanço, organize e reúna todos os registros do patrimônio. Em seguida, subtraia os passivos dos ativos. Lembre-se de documentar todas as obrigações fiscais e financeiras, incluindo as datas de vencimento.

Essas informações são organizadas e contabilizadas pelo patrimônio líquido. Nesse ponto, deve ficar claro quais investimentos foram feitos, as melhorias e o desempenho geral da empresa.

Por fim, defina metas e considere possíveis resultados. Não se trata apenas da realidade interna da empresa, mas também da concorrência e do mercado.