no

Auxílio-doença INSS: saiba quando o trabalhador pode solicitar

Como solicitar auxílio-doença no INSS?
Como trabalhador fica sabendo se deve ou não pedir auxílio-doença?

Uma informação de interesse de todos os trabalhadores é sobre o Auxílio-doença do INSS, por isso, saiba quando o trabalhador pode solicitar.

Trabalhadores contratados no emprego formal, isto é, com carteira assinada. tem cobertura do , INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para auxílio-doença, entre outros benefícios.

Atestar incapacidade temporária, é para quando o trabalhador não se encontra em condições de exercer suas funções profissionais por motivo de doença ou acidente.

O trabalhador autônomo ou MEI, também pode solicitar auxílio-doença, caso seja impedido de trabalhar por problemas de saúde, desde que o motivo seja comprovado.

Muitos trabalhadores, especialmente os que trabalham por conta própria, às vezes deixam de contribuir para a Previdência Social, mas essa é a única cobertura oficial do governo, por isso, todos deveriam pensar em ter cobertura do INSS.

Ninguém sabe quando ou se um dia irá precisar recorrer ao auxílio-doença, a ideia é não precisa, afinal, para solicitar teria que estar doente ou ter sofrido um acidente que impeça de trabalhar.

Então ninguém quer passar por isso, mas todos seu humano está sujeito a um momento difícil, de modo que o valor que é investido para ter cobertura do INSS é importante.

Quem pensar que tem ótima saúde e até trabalha na modalidade home office, por isso acredita que não terá problemas, é importante lembrar que a contribuição não é apenas para auxílio-doença.

A contribuição cobre auxílio maternidade, aposentadoria e outros, uma vez que o prazo mínimo de carência de 12 meses seja cumprido.

Quando solicitar o Auxílio-doença no INSS?

O trabalhador pode solicitar a partir do 16º de afastamento da empresa por motivo de saúde.

Até o quinto dia, o trabalhador pode apresentar na empresa em que trabalha atestado médico, esse período é por conta da empresa.

Após 15 dias de atestado médico, o trabalhador precisa marcar consulta de perícia médica. 

O ideal é não esperar até o 15º dia para agendar, caso o médico tenha avisado que irá precisar de mais tempo para recuperação.

No dia agendado, apresente todos os comprovantes médicos, como cópia do atestado, laudo médico, receitas, exames, consultas, tudo o que tiver pode ajudar.

Para receber atendimento do médico perito, ligue para a central de atendimento do INSS, no número 135.

A ligação é gratuita e pode ser realizada de qualquer telefone a partir de todas as regiões do Brasil.