Em meio a onda de ataques da facção Comando Vermelho em várias cidades do Rio Grande do Norte (RN), o presidente Lula (PT) usou seu perfil no Twitter para informar que o governo federal tem acompanhado a crise de segurança no estado e a fim de apoiar o governo estadual “no combate aos atentados criminosos”.
“Tenho conversado por telefone com a governadora Fátima Bezerra (PT), que tem feito um grande trabalho no enfrentamento dessa crise”, disse o presidente.
Todavia, para ver de perto a situação, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, foi a Natal, capital do estado, para acompanhar as ações da Força Nacional.
Atentados no RN
De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), até o momento foram cerca de 310 casos registados de ataques contra a população, prédios públicos, comércios e veículos, além de 183 pessoas presas.
Além das prisões, foram apreendidas 42 armas de fogo e 148 artefatos explosivos.
Segundo as autoridades estaduais, os atentados são uma retaliação do crime organizado a ações repressivas do governo do RN, que resultaram em prisões, transferências de líderes das facções para outros estados.
Contudo, existe uma denúncia do Ministério Público do RN de tortura, distribuição de alimentos estragados, superlotação e outra situações as quais os presos estão sendo submetidos.
De qualquer forma, o governo Federal enviou aproximadamente 600 agentes da Força Nacional e das Forças Federais para dar suporte a polícia local.
Logo após chegar a Natal, o ministro Flávio Dino se reuniu com a cúpula de segurança no estado e disse que o governo federal vai investir em melhorias no sistema de segurança pública e penitenciário potiguar.
“Nós vamos fazer uma avaliação com a equipe estadual ainda nesta noite para que nós possamos discutir basicamente dois temas. O primeiro é esse momento emergencial. Como ele se encontra? E o que é que ainda é necessário fazer? E o que for necessário fazer será feito. O segundo tema, investimentos estruturantes na segurança pública e no sistema penitenciário do Rio Grande do Norte”, disse o ministro.
Balanço dos ataques e apreensões
- 183 suspeitos presos* (sendo 6 adolescentes, 20 foragidos da Justiça recapturados, 1 tornozelado preso com arma de fogo, 1 tornozelado com galão de gasolina e 2 tornozelados com grande quantidade de drogas)
- 42 armas de fogo apreendidas
- 6 simulacros de arma de fogo apreendidos
- 148 artefatos explosivos apreendidos
- 33 galões de combustíveis apreendidos
- 14 motos apreendidas
- 2 carros apreendidos
- Dinheiro apreendido
- Drogas apreendidas
- Munições apreendidas
- Produtos de furto recuperados
Atentados no Rio Grande do Norte
Ademais, abaixo segue números de casos consumados e tentados.
- Terça-feira (14): 104 ataques
- Quarta-feira (15): 68 ataques
- Quinta-feira (16): 57 ataques
- Sexta-feira (17): 29 ataques
- Sábado (18): 17 ataques
- Domingo (19): 7 ataques
- Segunda (20): 10 ataques
- Terça (21): 8 ataques
- Quarta (22): 2 ataques
- Quinta (23): 3 ataques
Ou seja, até o momento houve uma redução de 98%.
Por fim, para se manter informado e informada sobre tudo que acontece no Brasil e no mundo, clique aqui.