no , ,

ATENÇÃO! Títulos do Tesouro DIRETO São Substituídos Entenda

mudanças no tesouro direto veja
mudanças no tesouro direto veja

Afinal, o que é o Tesouro Direto? Ele é um tipo de investimento em renda fixa, logo, menos volátil que foi desenvolvido pelo Tesouro Nacional em parceria com a bolsa de valores brasileira, a B3. Os títulos que são negociados pertencem ao Governo Federal e a movimentação é realizada por meio das plataformas digitais. 

Sobretudo, vale destacar que não é preciso ter muito dinheiro para começar a aplicar nesta opção A partir de R$ 30 os cidadão já consegue realizar o investimento. 

Todo ano, são disponibilizados os títulos pelo Tesouro, logo eles são substituídos por papéis com prazos maiores. Com a chegada de 2023, isso acaba de acontecer e algumas pessoas já começaram a notar a falta de alguns nomes conhecidos. Então, por que isso acontece?

Substituição do Tesouro Direto, entenda

Frequentemente ocorre a substituição de títulos, porque o Governo Federal precisa continuar a arrecadar recursos por meio dos investimentos. Portanto, é necessário oferecer opções de aplicações com prazos diferentes para que mais brasileiros consigam investir no fundo. 

Assim, esse processo também ajuda os investidores, já que eles podem escolher os títulos de acordo com seus objetivos financeiros.

Sendo assim, quando determinado prazo se esgota, aquele título é retirado e outro passa a ser disponibilizado em seu lugar, com outras características e prazos.

Substituições do Tesouro Direto em 2023

Atualmente, quatro opções de títulos foram substituídas. Dessa forma, os investidores não conseguem mais encontrá-las no Tesouro Direto. Veja quais.

  • Tesouro Prefixado 2025;
  • Tesouro Selic 2024;
  • Tesouro Selic 2027;
  • Tesouro IPCA+ 2026. 

Logo, para que todos esses papéis fossem retirados, outros foram colocados no lugar. Confira respectivamente.

  • Tesouro Prefixado 2026;
  • Tesouro Selic 2026;
  • Tesouro Selic 2029;
  • Tesouro IPCA+ 2029.

Portanto, mesmo com a alteração, os investidores não precisam se preocupar em resgatar a aplicação. O investimento segue valendo de acordo com a cotação informada na data da compra e o governo se compromete a pagar o valor da mesma forma. 

Conheça a novidade Tesouro Renda+

O Tesouro Renda+ – já conhecido como Aposentadoria Extra – é um título do tipo NTB-B (também chamado de Tesouro IPCA+, o clássico Tesouro Direto).

Assim, esse tipo de investimento garante aos investidores uma renda fixa atrelada à taxa de juros e à variação da inflação, que, vale lembrar, é medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Incrivelmente, a taxa de juros que aparece no Tesouro Renda+ está acima de 6% ao ano, trazendo ótimas margens de lucro para os investidores.

Sobretudo, com o investimento no Tesouro Renda+, os investidores podem escolher uma data específica para o início da aposentadoria, garantindo assim o recebimento de um salário extra por um período de 20 anos.