Agora, cidadãos que não conseguirem atualizar seus registros no Cadastro Único poderão ter os benefícios cortados após algum tempo. Confira como evitar.
Primeiramente, deve ser entendido que, o Cadastro Único é uma ferramenta do governo federal que coleta informações sobre famílias brasileiras de baixa renda. Portanto, esta matéria trará informações sobre os tempos de aprovação do Cadastro Único e o que é necessário para atualizar seus dados.
Acerca disso, identifica-se que, o objetivo desse cadastramento é possibilitar o acesso das famílias aos programas sociais e benefícios oferecidos pelo governo.
Pelo exposto, muitos podem se perguntar se haveria um prazo para que as inscrições fossem aprovadas e os benefícios liberados. Confira!
Como se inscrever no Cadastro Único?
Vale frisar que, se inscrever-se no CadÚnico é muito fácil. O Representante da Família (RF) deve comparecer ao Posto de Atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua região. Então, para se inscrever, o RF deve trazer os documentos de todos os membros do grupo familiar, sendo:
– Documentos de identificação (RG ou CNH);
– Título de eleitor;
– CPF;
– Comprovante atualizado de residência
– Certidões de nascimento e casamento;
– Carteira de trabalho;
– Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), caso o cidadão seja indígena.
Sendo assim, os RFs podem fazer o pré-cadastro de seus familiares por meio do app do Cadastro Único e devem comparecer ao CRAS em até 120 dias para apresentar a documentação e realizar uma entrevista social.
Portanto, durante a entrevista, o RF responderá a perguntas sobre finanças e renda, composição familiar, níveis de educação dos membros, características domésticas e muito mais.
Também lembra-se que, as famílias que já eram beneficiárias do Auxílio Brasil e atendiam aos requisitos do novo programa foram automaticamente incluídas no Bolsa Família.
Quem pode se cadastrar no CadÚnico?
Entende-se que, CadÚnico foi criado exclusivamente os serviços sociais e os benefícios fossem distribuídos de forma justa às famílias de baixa renda.
Pelo ocorrido, qualquer pessoa que atenda aos critérios do governo e esteja elegível pode se cadastrar. Para se inscrever é preciso que as famílias cumpram com os requisitos abaixo:
– Possuir renda mensal por pessoa inferior a meio salário mínimo.
– Possuir renda superior a este valor, mas ser vinculado ou estar em busca de um programa ou benefício que utilize o CadÚnico para sua concessão.
Benefícios que exigem o Cadastro Único
Além do Auxílio Brasil, os cidadãos cadastrados nesse banco de dados do governo federal têm a oportunidade de receber outros serviços de apoio como:
– Benefício de Prestação Continuada (BPC);
– Auxílio Gás;
– Programa Tarifa Social de Energia Elétrica;
– Carteira do Idoso;
– Programa Casa Verde e Amarela;
– Programa Bolsa Verde.
Quando devo atualizar meu cadastro?
Veja-se que, registo do CadÚnico deve ser atualizado, no máximo, a cada 24 meses (dois anos) para que os beneficiários possam manter seus direitos e o acesso aos benefícios já concedidos. Já atualizações adicionais, estas podem ser necessárias se o status socioeconômico do beneficiário mudar significativamente.
Confira os Pré-requisitos para Solicitar o Auxílio Brasil
Por fim, além de atualizar os dados do Cadastro Único, as famílias devem cumprir alguns requisitos para receber o Auxílio Brasil, como:
– Família se encontrar em situação de extrema pobreza ou pobreza;
– Família se encontrar em regra de emancipação;
– Ter mulheres grávidas e/ou lactantes entre os membros;
– Conter indivíduos de 0 a 21 anos (crianças, adolescentes, jovens adultos) no núcleo familiar, que frequentem a escola regularmente.