no ,

ATENÇÃO: INSS tem novas regras para consignado: veja mudanças

Mudanças do consignado: INSS cria novas regras
Bancos terão de cumprir novas regras no empréstimo do INSS

Você que tem ou pensa em contratar empréstimo, entenda que o INSS tem novas regras para consignado.

Com as novas e obrigatórias regras, bancos que oferecem empréstimo consignado terão que aderir às novas regras para continuar atuando nesse segmento.

Todas as instituições financeiras que atendem aposentados e pensionistas do INSS, terão o prazo de 60 dias para rever suas normas internas e aderir às exigências da Previdência Social.

Dentre as mudanças que se tornaram obrigatórias, está a leitura biométrica.

Todos os bancos terão que se atualizar e passar a utilizar leitura biométrica sempre que fechar um contrato de empréstimo consignado, exceto em situações que em seguida abordaremos.

A instituição financeira que não se adaptar dentro do prazo limite, 60 dias, poderá ser descredenciada pelo INSS do crédito consignado.

Essa norma não foi determinada para aumentar a burocracia na hora de atender a solicitação de empréstimo de segurados do INSS.

Ao contrário, o objetivo é tornar a operação entre banco e cliente mais segura, a fim de evitar fraudes e proteger aposentados e pensionistas.

Em todo o Brasil, a procura por empréstimo consignado é alta, por isso é preciso garantir que todos os segurados do INSS realmente estejam com uma proteção a mais.

Ao colocar como norma a leitura biométrica, o INSS orienta aos bancos que não podem deixar de fazer a confirmação com a apresentação do CPF.

Ainda é possível fazer empréstimo sem leitura biométrica para aposentados e pensionistas do INSS?

O INSS suspendeu a contratação de empréstimo consignado por telefone, essa modalidade não será mais permitida.

E se torna mais uma segurança que visa evitar que alguém em posse da documentação do segurado, faça alguma solicitação fraudulenta.

A única possibilidade de um segurado do INSS fazer o empréstimo em uma instituição financeira sem a biometria, é indo presencialmente ao banco, que poderá comprovar a identidade do solicitante.

Porém a indicação do INSS é sempre fazer leitura biométrica, pois sem essa nova regra, a solicitação do empréstimo pode não ser aprovada.

Outra possibilidade de conseguir o empréstimo rapidamente é no crédito pré-aprovado nos terminais eletrônicos.

Os segurados que recebem benefício do INSS com cartão magnético e não são correntistas em nenhum banco, podem contratar consignado na mesma agência em que recebe o pagamento.

Mas nesse caso, somente por ordem de pagamento, por não ter conta bancária.

Um das dúvidas de aposentados e pensionistas que querem solicitar empréstimo consignado, é a margem, ou seja, quanto podem pedir.  O limite da margem é de 45%.