no ,

Atenção! Cadastro IRREGULAR Veja Como Se Inscrever no Bolsa Família

como se cadastrar novamente no programa?
como se cadastrar novamente no programa?

O governo brasileiro está realizando um pente-fino no programa social Bolsa Família até o final de março. Assim, identificaram 2,5 milhões de beneficiários com suspeitas de irregularidades. Dessa forma, para evitar sanções futuras, esses cidadãos podem cancelar voluntariamente o recebimento do benefício através do aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico), sistema utiliza-se como porta de entrada para o programa social.

A princípio, a solicitação de saída pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 07h às 21h, de forma rápida e fácil. De acordo com, o Ministério do Desenvolvimento, a exclusão voluntária do Bolsa Família é destinada aos indivíduos que se inscreveram no CadÚnico para receber indevidamente o Auxílio Brasil. Programa que limita os pagamentos apenas ao responsável familiar, independentemente do número de membros da família.

A maior fonte de fraudes no Bolsa Família é de pessoas que se declaram morando sozinhas, mas que, na verdade, vivem com suas famílias. Por esse motivo, o governo permite que esses indivíduos se retirem voluntariamente do cadastro. O Ministério estima que durante 2023, cinco milhões de pessoas se cadastraram como “morando sozinhas”.

Veja como sair de forma voluntária do programa

O processo de saída voluntária do Bolsa Família pode ser feito por meio do aplicativo ou site do Cadastro Único. No qual usa-se como porta de entrada para o programa social. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) publicou uma portaria no Diário Oficial da União estabelecendo que os cidadãos identificados com indícios de irregularidades terão a oportunidade de cancelar o recebimento do benefício voluntariamente.

As solicitações de saída podem ser feitas pelo aplicativo do CadÚnico de segunda a sexta-feira, das 07h às 21h. Segundo o MDS, a exclusão voluntária é direcionada a pessoas que se registraram no CadÚnico para receber o Auxílio Brasil indevidamente, especialmente aquelas que declararam morar sozinhas, mas que na verdade moram com a família.

O MDS divulgou um passo a passo para auxiliar os interessados na exclusão voluntária do programa. A pasta definiu um cronograma com municípios e estados para a averiguação dos cadastros unipessoais, que irá de março a dezembro de 2023. O objetivo é evitar sobrecarga nos locais de atendimento. Iram avisar pessoas por mensagens de extrato e até mesmo por SMS. A estimativa do ministério é que 2,5 milhões de pessoas estejam recebendo o benefício indevidamente, sendo que cinco milhões de pessoas se cadastraram como “morando sozinhas” em 2023.

Saiba quais são os critérios para não cair no pente-fino do Bolsa Família

Manter os dados do CadÚnico atualizados é de extrema importância para os cidadãos que desejam fazer parte do futuro Bolsa Família. Atualizar seus dados não é apenas um hábito a adotar-se, é uma exigência.

Os dados do CadÚnico necessitam de atualizações a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na estrutura familiar, como: endereço, telefone, óbito, renda, nascimento, etc.

Em caso de dúvidas sobre a necessidade de atualização de seus dados, você pode acessar o site ou aplicativo CadÚnico. Nestas plataformas digitais é possível atualizar os seus dados por confirmação, quando não existam informações a alterar no prazo estipulado. Caso contrário, você deve ir ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo.