no , ,

ATENÇÃO! Aposentados e Pensionistas Com Essa Notícia do INSS

VEJA A NOVA MUDANÇA
VEJA A NOVA MUDANÇA

Foi anunciado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que novas formas de solicitação de crédito consignado estão disponíveis. Dessa forma, a Previdência Social divulgou mudanças que incluem a biometria facial no processo de liberação do empréstimo.

De acordo com informações, a biometria facial é utilizada para permitir que o crédito consignado possa ser solicitado remotamente, sem a necessidade de o segurado comparecer a uma agência bancária. Além disso, esse método é mais seguro e menos propenso a fraudes.

Essa mudança também oferece mais opções para os serviços de identificação das instituições financeiras, que agora precisam se adaptar para aceitar esse novo meio de contratação do empréstimo consignado, assim como os sistemas biométricos já utilizados pelos bancos.

Confira as novas regras do crédito consignado do INSS

No entanto, mesmo com a inclusão da biometria facial, a apresentação de documentação oficial, como CPF e um documento original com foto, ainda será exigida para que o crédito seja liberado.

Além disso, as alterações também permitem a contratação do empréstimo consignado sem o uso da biometria, desde que ocorra exclusivamente no banco, instituição financeira ou canais eletrônicos da instituição. Portanto, é importante lembrar que a contratação por ligação telefônica não é permitida pelo INSS.

De quanto será a margem do consignado ?

Atualmente, a margem consignável do INSS é de 45%, o que indica o quanto o segurado pode comprometer com serviços financeiros. Sendo assim, esse limite é dividido da seguinte forma:

  • 35% para operações exclusivamente de empréstimo pessoal consignado (com desconto em folha de pagamento);
  • 5% para operações exclusivamente de cartão de crédito consignado;
  • 5% para operações exclusivamente de cartão consignado de benefício.

Portanto, quando um empréstimo consignado é contratado, o segurado tem até 84 meses para pagar. As parcelas são descontadas diretamente do benefício do aposentado ou pensionista. A taxa máxima de juros para o empréstimo consignado com desconto em folha é de 2,14% ao mês. No caso do cartão consignado, a taxa máxima é de 3,06% ao mês.

Vantagens do crédito consignado do INSS

Através do empréstimo consignado do INSS, o segurado pode obter diversas facilidades, tais como:

  • Saque em dinheiro de até 70% do limite do cartão;
  • Cartão sem anuidade;
  • Descontos em redes de farmácias associadas;
  • Prazo de 40 dias para pagar a fatura mensal;
  • Seguro de vida e auxílio funeral sem cobrança adicional.