no

Aneel revoga lei de “dupla cobrança” na conta de luz?

Aneel revoga lei de "dupla cobrança" na conta de luz?
Aneel revoga lei de "dupla cobrança" na conta de luz?

Primeiramente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprova no dia 7 de fevereiro de 2023 a regulamentação da Lei nº 14.300. Com esta lei a agência estabelece um novo marco legal para à micro e minigeração de energia elétrica do Brasil.

Assim, a agência remodela várias regras muito importantes feitas para um segmento que vem atuado para o aumento de produção energética brasileiras nos últimos anos.

Entretanto, esta regra aprovada pela Aneel não agrada todo mundo. Porque parte dos consumidores alegam que os custos e subsídios devem impactar o valor da conta de luz. Nesse sentido, devemos nos atentar aos detalhes deste novo marco legal.

Entenda a nova lei que a Aneel aprovou

Esta nova sanção do marco, aconteceu em janeiro de 2022. Com a previsão sendo que a Aneel regulamentasse em 6 meses esta nova lei. Entretanto, a agência não conseguiu cumprir o prezo que foi previsto.

De acordo com os responsáveis, uma análise de transparência foi um dos principais motivos do atraso.

Nesse sentido, a Associação de Energia Solar, Absolar se mostrou a favor desta lei. Segundo a associação, esta mudança vai impactar a área de geração distribuída, e tal tecnologia é usada em painéis solares de residências, e em usinas de porte pequeno.

E o vice-presidente da Absolar, Barbara Rubim, enfatiza a importância da implementação desta lei. Conforme Rubim, múltiplos direitos dos consumidores não estavam sendo executados de forma correta.

Como o consumidor é afetado nesta mudança?

Além disso, a vice-presidente da Absolar indica que a alteração desta lei vai beneficiar grande parte dos consumidores. tendo um debate mais complexo sobre a decisão da Aneel e como vai afetar a “dupla cobrança”.

E a nova lei exclui a isenção tarifária para o brasileiro que adquire um painel solar. Valendo ressaltar que esta regra não será aplicada, ao menos até 2045, para a população que realizou a instalação do equipamento até 6 de janeiro de 2023.

Assim, os brasileiro que instalarem este equipamento em sua residência a partir da definição da Aneel, terá menos descontos que uma pessoa que instalou em uma data anterior a citada acima.